Há algum tempo, circulam rumores de que o Facebook estaria desenvolvendo um leitor de notícias no estilo do Flipboard. Segundo o Recode, a rede social deve lançar este serviço, chamado Paper, ainda este mês.

O Recode conversou com “fontes familiarizadas com o assunto”, e segundo elas o serviço será “semelhante ao Flipboard”: basicamente, um agregador que reúne notícias da web e as atualizações de status do Facebook.

O Paper seria “ou um app móvel autônomo, ou uma experiência web adequada para dispositivos móveis”. Parece que, inicialmente, o serviço foi concebido para o Feed de notícias, porém foi desmembrado em algo conhecido internamente como Projeto Reader. Ele seria liderado por Chris Cox, vice-presidente de produto do Facebook.

Não é a primeira vez que o Facebook decide copiar produtos da concorrência. Por exemplo, o Poke é inspirado no popular Snapchat; e a rede social já tentou incorporar funções do Twitter (com o ticker na barra lateral), do Foursquare (check-ins), Groupon (compras coletivas) e Quora (perguntas e respostas). Essas tentativas não vingaram.

Mas talvez o Paper dê certo: o Facebook está dedicado a priorizar “conteúdo de alta qualidade” no seu feed, dando mais destaque a notícias. Junte isso a uma experiência bacana de leitura, e temos algo potencialmente interessante. É esperar para ver. [Re/code via Engadget]

Imagem via Pan Xunbin/Shutterstock