Facebook ganha do Orkut no Brasil (atualizado)

Isso era questão de tempo, só que aconteceu mais rápido que o esperado: o Facebook cresceu tanto este ano que já se tornou a rede social com maior número de usuários únicos no Brasil, deixando o Orkut para trás. Segundo apurou a IstoÉ Dinheiro, o Ibope vai revelar nas próximas semanas que o Facebook ultrapassou […]

Isso era questão de tempo, só que aconteceu mais rápido que o esperado: o Facebook cresceu tanto este ano que já se tornou a rede social com maior número de usuários únicos no Brasil, deixando o Orkut para trás. Segundo apurou a IstoÉ Dinheiro, o Ibope vai revelar nas próximas semanas que o Facebook ultrapassou o Orkut, registrando cerca de 30 milhões de usuários.

Enquanto o Orkut se manteve estável em número de visitantes únicos, o Facebook duplicou o número de usuários entre setembro de 2010 e julho de 2011. Vale lembrar que não estamos falando de número de perfis nas redes, e sim do número de pessoas que visitam a rede. Afinal, não adianta a rede ter milhões de perfis se ninguém os visita – é só perguntar ao MySpace.

Mesmo depois de esforços para renovar o Orkut – jogos sociais, botão Gostei, (poucos) retoques na interface – a rede social do Google não conseguiu manter a liderança no Brasil, último país onde o Orkut era número um (em acessos, pelo menos). Claro, ainda circulam milhões de scraps, milhões de fotos e bilhões de pageviews por lá. O Orkut continua sendo uma rede gigantesca no Brasil – mas o Facebook, pelo visto, é mais: com a vitória, o Facebook se torna a maior rede social em pelo menos 120 países do mundo inteiro. [IstoÉ Dinheiro via Link/Estadão]

UPDATE: Aparentemente, a IstoÉ Dinheiro queimou a largada ao divulgar os números do Ibope. O instituto de pesquisa divulgou agora um comunicado em seu site:

Esclarecimento

Referente a matéria da revista IstoÉ Dinheiro divulgada no final de semana

O IBOPE Nielsen Online esclarece que os dados de audiência de internet referentes a agosto ainda não foram finalizados, portanto, a empresa não confirma os dados publicados na matéria da revista IstoÉ Dinheiro desta semana e desconhece a fonte da reportagem.

Além disso, o IBOPE Nielsen Online esclarece também que, segundo sua política de divulgação, não divulga dados de players.

Pode parecer papo atrasado, mas nós já havíamos achado bem estranhos os números divulgados. Já ouvimos de alguns institutos de pesquisas que é extremamente difícil medir a audiência do Orkut, e apesar de a ferramenta Alexa dar melhor condições ao Facebook, o Google Trends (ok, vamos fingir que não é uma ferramenta do dono do Orkut) mostra um fluxo de busca bem diferente do pintado.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas