_Facebook

Facebook roda GIFs animados direto no feed de notícias

O momento esperado por alguns - e temido por muitos - chegou: o Facebook está experimentando rodar GIFs animados no feed de notícias.

O momento esperado por alguns – e temido por muitos – chegou: o Facebook está experimentando rodar GIFs animados no feed de notícias, sem exigir que você clique em um link para visualizá-lo. Este ainda não é o GIFpocalipse, mas é um começo.

Seu feed não vai virar um Tumblr da noite por dia, por dois motivos: os GIFs não rodam automaticamente – você precisa clicar neles para ativá-los – e não há como enviar GIFs animados para o Facebook… ainda.

Por enquanto, o recurso é limitado, e aparece só para alguns usuários. Poste um link de GIF em uma atualização de status, e surge isso:

Clique no botão GIF, e ele é carregado:

Isso também funciona em comentários:

Se você clicar na borda inferior da imagem, o GIF abre em outra aba. No app do Facebook, você verá um botão “play” em cima da imagem – tanto em posts como em comentários – mas o GIF vai abrir no navegador.

Vale repetir: não é possível enviar GIFs animados para o Facebook. Você pode até tentar, mas ele vai exibir apenas o primeiro quadro da animação.

Ou seja, você precisa postar o link de GIFs armazenados em outros sites, como Tumblr, Imgur ou mesmo Google+ – que tem suporte a GIFs animados desde 2011.

Pouco a pouco, o Facebook está abrindo as comportas para os GIFs: sem alarde, usuários começaram a receber o recurso na semana passada. A assessoria do Facebook diz ao Gizmodo Brasil: “o Facebook está fazendo um pequeno piloto que permite às pessoas postarem e comentarem com GIFs animados na plataforma”. Por isso, não há garantias de que isso será oferecido a todos – trata-se de um teste limitado.

O Facebook está liberando GIFs animados aos poucos, então talvez seu perfil ainda não permita rodá-los sem sair da rede social. Quando isso acontecer, você poderá embarcar em um mundo maravilhoso onde vídeos tocam automaticamente; mas GIFs, não. [Olhar Digital]

Atualizado às 16h45

Sair da versão mobile