De uns tempos para cá, o Facebook tem se especializado em lançar um monte de apps. Tem um para mensagens, um para mandar figurinhas nas mensagens, um que parece o Snapchat, outro que também parece o Snapchat… O mais novo se chama Lite e está disponível para Android na Play Store de alguns poucos países.

O Lite, como o nome indica, é uma versão mais leve do (pesado) app do Facebook. Ele é baseado no Snaptu, antigo cliente da rede social para os chamados feature phones, mas ganhou algumas funções mais elaboradas no Android, como acesso à câmera e notificações push.

fb-lite

Com apenas 252KB e a promessa de funcionar bem em redes 2G, o Lite aparece como uma boa opção para mercados emergentes, em que a qualidade de rede não é lá essas coisas e em que o poder de compra não permite gastar muito dinheiro num smartphone intermediário. Segundo o TechCrunch, o aplicativo foi lançado sem muito alarde, em caráter de teste, apenas para alguns poucos países de África e Ásia (a saber: África do Sul, Bangladesh, Nepal, Nigéria, Sudão, Sri Lanka, Vietnã and Zimbábue).

Usei um pouco o Lite e é realmente bem gritante a simplicidade. A impressão que dá é que você está usando um celular e um aplicativo de 4 anos atrás — chega a ser um choque quando você toca o ícone de postar uma foto e abre a galeria do Android, parece uma viagem no tempo. Por outro lado, ele cumpre a promessa de ser leve e completo — é mais leve inclusive que acessar o Facebook pelo navegador do smartphone.

Se você quer uma opção mais, digamos, básica para você checar seu feed de notícias, notificações, mandar e receber mensagens e postar fotos e não se importa com uma interface ultrapassada, é só baixar o arquivo APK neste link e instalar no seu Android. [TechCrunch; Android Police]