O app Facebook Messenger recebeu uma atualização no Android e iOS para que usuários de todo o mundo possam enviar mensagens de voz para seus amigos, com até um minuto de duração cada.

Além disso, o app oferece ligações de graça via VoIP, mas só dentro do Canadá. Isto funciona via Wi-Fi ou 3G/4G, mas só através do app para iOS – a função deve chegar ao Android em breve.

Com VoIP e correio de voz, o Facebook parece se interessar bastante em se tornar um concorrente ao Skype ou Viber.

E como funciona o correio de voz? No app móvel, quando você for enviar uma mensagem, toque no sinal “+” e você verá a opção de gravar uma mensagem de voz. Tudo funciona exatamente como você esperaria.

Você pode enviar mensagens de voz para qualquer amigo seu, mesmo que só usem o Facebook no computador: eles verão um ícone para reproduzi-la. Mas o Facebook diz ao TechCrunch que não tem planos de oferecer, para o desktop, a função de enviar mensagens de voz: o foco está em celulares.

Esta provavelmente não será uma função muito usada, mas ela deixa o Facebook Messenger mais completo: depois de concorrer contra o WhatsApp ao não exigir uma conta do Facebook (apenas seu número de celular), agora a rede social envereda por voz – inclusive VoIP. Este pode ser o primeiro passo para ligações VoIP de graça entre usuários do Facebook.

Baixe o Facebook Messenger aqui: [App Store e Google Play via TechCrunch]