_Facebook

Facebook Messenger começa a oferecer jogos com um clone de Draw Something

Doodle Draw é o primeiro jogo dedicado a plataforma do Facebook Messenger e ele é bem parecido com o Draw Something.

O Facebook Messenger abriu a API em março desse ano, com aplicativos dedicados ao programa de chat que “enriquecem” as conversas com seus amigos. Até então, isso significava uma variedade de apps para compartilhar memes, transformar mensagens em músicas, e até maneiras diretas de conversar com empresas. Agora, o primeiro jogo para o Facebook Messenger foi lançado, e ele é bem parecido com o falecido Draw Something.

O Doodle Draw funciona da mesma forma que o aplicativo que o inspirou: escolha uma palavra, faça um desenho e envie-o para seus amigos tentarem adivinhar a sua arte. Acertando a figura, você ganha moedas e pode enviar outro desafio de adivinhação aos seus amigos.

Você ganha de 1 a 3 moedas para cada palavra que acertar — quanto mais difícil a palavra, mais moedas você ganha. Por exemplo, a palavra “cenoura” é equivalente a uma moeda, enquanto as palavras “Palhaço”, ou “Yoda”, o personagem de Star Wars, equivalem a três.

A princípio, o jogo é bastante limitado — são oferecidas três palavras por vez, uma para cada dificuldade (fácil, equivalente a 1 moeda; médio, equivalente a duas; e difícil, equivalente a três) e a paleta de cores inicial oferece apenas quatro opções (preto, vermelho, azul e amarelo).


Minha tentativa de desenhar uma cenoura e as paletas de cores extras.

É possível comprar outras paletas cores com a moeda do jogo, mas cada uma delas custa 250 moedas — e você pode ganhar um máximo de três moedas por jogada, então pode levar algum tempo para ter acesso a outras cores além das iniciais. O jogo, no entanto, não oferece microtransações. Ainda. Vale lembrar que, este ano, o Facebook liberou um recurso para enviar dinheiro a contatos do Messenger.

O Doodle Draw é grátis e você pode baixá-lo na página de aplicativos do Messenger: toque em “…” e instale o Doodle Draw Game. Você também pode encontrá-lo buscando por “Doodle Draw for Messenger” na App Store e no Google Play. Ele está disponível apenas em inglês até o momento.

O jogo é uma aposta na plataforma do Messenger, e a ideia é que ela passe a crescer cada vez mais. Stan Chudnovsky, diretor de produto do Messenger, disse em recente entrevista ao TechCrunch que o app pode, no futuro, até mesmo servir para chamar táxis. Isso já é comum em alguns aplicativos de chat, como o chinês WeChat.

E como já existem aplicativos para tornar a comunicação entre consumidor e empresa mais fácil pelo Messenger, não duvido que muito em breve ele vá além dos táxis – oferecendo, por exemplo, a opção de delivery de alimentos diretamente da plataforma nativa.

Além disso, o WeChat e apps de chat concorrentes, como o Viber e o Line, oferecerem jogos há um bom tempo. Ou seja, não é surpresa que o Facebook entre nesse mercado, especialmente pela rede já ter hospedado diversos jogos populares do decorrer da sua história, como o Farmville. [VentureBeat]

Sair da versão mobile