_Facebook

Facebook Messenger agora funciona como uma plataforma e tem seus apps próprios

App de mensagens do Facebook pode ter conversas mais ricas (?) com GIFs, vídeos e outras coisas adicionadas por apps de terceiros.

O Facebook vai transformar o Messenger em uma plataforma. O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg durante a conferência F8. Com isso, o app de mensagens do Facebook vai, de certa forma, se tornar independente do Feed de Notícias da rede social com seu ecossistema próprio de apps. Mas vamos tentar entender isso com calma.

Conversas mais ricas (?)

O que, na prática, significa isso? Bem, resumidamente, desenvolvedores poderão criar conteúdo diretamente para o Messenger. Como pequenos plugins que adicionam GIFs animados, ou a possibilidade de gravar e enviar vídeos na hora. Serão, inicialmente, mais de 40 apps desses — eles estarão disponíveis na Messenger App Store, que aparecerá dentro do app.

E se você receber, por exemplo, um GIF enviado pelo app GIPHY for Messenger, poderá instalá-lo com facilidade — um pequeno botão “Instalar” aparecerá ao lado do conteúdo enviado pelo app.

A ideia é tornar as suas conversas no Messenger mais ricas, com a possibilidade de usar conteúdo diversificado para falar com seus amigos. Enfie um monte de GIF, vídeo, áudio, stickers e o que mais você quiser.

Esses apps extra estarão disponíveis a partir de um menu escondido em um ícone com três pontos — um ícone de menu, basicamente — que aparecerá ao lado da opção de inserir fotos ou stickers na mensagem que você escreve.

Além de encher a caixa de entrada dos seus amigos com GIFs, você também pode transformar suas mensagens de texto em música:

Facilidade para falar com empresas

Além do Messenger como plataforma, o Facebook vai expandir o alcance do app de mensagens no mundo dos negócios — mas ainda assim sem perder o foco no usuário final.

Com o Business on Messenger, será possível, basicamente, usar o Messenger para conversar diretamente com uma empresa. Isso: em vez de ir ao telefone, discar, falar com atendentes e não sei mais quem até conseguir o que você precisa, será possível usar o Messenger para conversar diretamente com essa empresa. Sai a ligação, entra a mensagem em texto.

Cada empresa poderá escolher como fará uso do Messenger para seus negócios. Uma empresa de entregas pode usá-lo para avisar uma pessoa de que sua encomenda está a caminho — ou que já chegou. Eu gosto bastante da ideia de não precisar falar ao telefone, mas tenho minhas sérias dúvidas se o Facebook é um bom substituto para isso. As empresas teriam que mudar completamente a maneira como suas centrais de atendimento trabalham hoje.

Disponibilidade

De acordo com o Facebook, a atualização do app do Messenger que adiciona o suporte aos apps já está disponível mundialmente — se você não recebeu ainda, pode ficar tranquilo que ela deve aparecer logo. Já o Business on Messenger demora um pouco mais para chegar — ele virá “em breve” com alguns parceiros pré-definidos pelo Facebook.

Sair da versão mobile