O Facebook pode ser meio negligente em outros aspectos, mas parece estar determinado em manter sua segurança. A rede social agora direciona usuários para soluções antivírus caso o computador mostre sinais de que está infectado.

O novo Malware Checkpoint recomenda usuários de PC a usar o Microsoft Security Essentials ou o McAfee Scan and Repair. Quem usa Mac é enviado para o site de Atualizações de Segurança da Apple. Isto na verdade é uma ampliação do que o Facebook já fazia antes, notificando usuários quando o site detecta a possibilidade de infecção no computador. Um post oficial do Facebook Security explica o funcionamento do sistema:

Se você estiver preocupado que seu dispositivo possa estar infectado por malware, você pode visitar http://on.fb.me/infectedMSE ou http://on.fb.me/infectedMcA para se inscrever em nosso ponto de inspeção de malware com o Microsoft Security Essentials ou o McAfee Scan and Repair…

1. A opção da McAfee baixa um pequeno programa no seu computador com Windows para realizar uma verificação única por malware no seu sistema. Ele não vai interferir com seu antivírus existente nem com outros produtos de segurança. Depois que ele analisar seu sistema, ele dará a opção de remover automática ou manualmente os arquivos que marcar como maliciosos.

2. A opção Microsoft Security Essentials é um produto antivírus completo. Ao baixá-lo e instalá-lo, ele vai colocar um software antivírus no seu computador que continua a proteger seu sistema com as definições mais recentes da Microsoft.

No geral, é uma ideia muito boa: qualquer tentativa de educar usuários menos experientes em segurança a se protegerem online merece ser apoiada, não? [Facebook via CNET]

Imagem por AHMAD FAIZAL YAHYA/Shutterstock.com