_Facebook

Facebook vai remover função de bate-papo de seu app móvel principal

O Facebook está preparando uma grande investida para fazer mais usuários baixarem seu app Facebook Messenger: segundo o TechCrunch, ele vai tirar o recurso de chat do app principal da rede social. É mais uma forma do Facebook tentar controlar a sua forma de trocar mensagens. De certa forma, a ação faz algum sentido. O […]

O Facebook está preparando uma grande investida para fazer mais usuários baixarem seu app Facebook Messenger: segundo o TechCrunch, ele vai tirar o recurso de chat do app principal da rede social. É mais uma forma do Facebook tentar controlar a sua forma de trocar mensagens.

De certa forma, a ação faz algum sentido. O Facebook tem, atualmente, três apps diferentes que fazem a mesma função. Claro, o app principal é mais completo e dá acesso ao Feed de Notícias e muito mais. O Messenger, por sua vez, só faz uma coisa: troca de mensagens (e não apenas entre usuários do Facebook). Ao eliminar o chat do app principal, ele força os usuários a baixarem um outro app voltado especificamente para isso. Vale lembrar que o Facebook ainda conta com um terceiro app com função de mensagens – o Paper, exclusivo de iOS. Por enquanto, ele deve manter a funcionalidade.

Segundo o TechCrunch, usuários na Europa já começaram a receber notificações avisando que precisarão baixar o Facebook Messenger para continuar conversando com amigos do Facebook. Ao The Verge, um representante do Facebook confirmou que o chat realmente está sendo eliminado do app principal da rede social, e isso ainda deve ser expandido para outras partes do mundo.

Resta saber como isso vai afetar usuários do Facebook em tablets: não há uma versão do Messenger preparada especificamente para essa categoria de dispositivos. Acreditamos, porém, que o Facebook já deve estar desenvolvido esse app para um lançamento futuro.

De qualquer forma, o Facebook sabe que a troca de mensagens é algo cada vez mais importante, e, como Mark Zuckerberg já disse no passado, ter que abrir o app principal só para conversar com amigos dá trabalho demais. Não podemos dizer com 100% de certeza, mas acreditamos que isso não tenha nenhuma relação com a compra do WhatsApp. Afinal, quando o Facebook comprou o Instagram, não eliminou repentinamente as fotos da rede social. [TechCrunch, The Verge, Gizmodo US]

Sair da versão mobile