Utilizar o para-brisa do carro como uma tela é uma boa maneira de manter os motoristas informados sem que eles percam o foco na pista. Mas a Daimler acredita ter encontrado uma solução ainda melhor, e introduzirá em breve nos seus veículos topo de linha faróis programáveis de “um milhão de pixels” que projetam símbolos de alerta e dicas de direção na própria rua.

A tecnologia, que a Daimler chama de Digital Light (ou Luz Digital, em tradução livre), foi demonstrada como um conceito há dez anos, mas ela será finalmente introduzida como uma função no Salão Automóvel de Genebra e é esperado que ela esteja disponível em certos veículos Mercedes-Maybach S-Class ainda este ano.

Ao lado dos faróis tradicionais é inserido um par de pequenos projetores monocromáticos com uma “resolução de mais de um milhão de pixels”, afirma a Daimler, resultando em uma imagem em “qualidade HD” projetada na superfície da pista a frente do veículo.

Usando dados dos sensores do veículo, além de informações sobre o tráfego e obstáculos que o GPS fornece, os faróis projetam símbolos como flocos de neve para indicar condições escorregadias, um símbolo de construção para lembrar os motoristas de diminuir a velocidade quando próximo de obras, setas indicando direções, e até linhas que representam a largura do veículo para que você pode dizer de imediato se ele caberá em uma vaga estreita.

A característica mais interessante dos faróis da Daimler, no entanto, é o que eles podem fazer para as pessoas compartilhando a pista com você. A habilidade de seletivamente desativar pixels significa que os faróis do S-Class poderiam impedir que a luz atrapalhe motoristas no sentido contrário a você ou pedestres, uma vez que os sensores detectam rostos e para-brisas e automaticamente diminuem o brilho nestas áreas.

[Daimler via New Atlas]