Em 13 de setembro de 1985, o jogo Super Mario Bros. era lançado no Japão, ou seja: o jogo mais famoso do encanador mais famoso do mundo agora faz 25 anos. Parabéns!

Parece quase sem sentido marcar esta ocasião com toda a história do Mario, ou com alguns parágrafos notando a importância dele para os videogames – e para os gamers – porque é o Mario. Ele não é só importante para o mundo dos videogames. Ele é o mundo dos videogames.

Seja aparecendo em seus próprios jogos ou em títulos derivados, onde ele joga basquete ou vira um avião de papel, o mascote da Nintendo tem sido o rosto mais reconhecido (e lucrativo) que a indústria já viu – e talvez jamais verá algo assim de novo, quase que sozinho levando a Nintendo por cinco gerações inteiras de sucesso nos videogames.

Ele é o rosto mais conhecido no mundo dos videogames. Os jogos dele são alguns dos mais vendidos e mais aclamados pela crítica de todos os tempos. E enquanto outras empresas e personagens ou desaparecem nos livros da história ou passam por mudanças bizarras quando ficam mais populares, o Mario permanece quase que exatamente o mesmo. Ainda vestindo macacão vermelho, ainda com o bigode característico, ainda arriscando a própria vida para resgatar a mesma Princesa descuidada.

E o que começou isso tudo? Sim, ele já estava em Donkeg Kong em 1981, mas ele nem tinha nome. Sim, teve o Mario Bros. em 1983, mas foi com a edição para Famicom e NES do Super Mario Bros. que ele ganhou a fama. Nossa, muitas pessoas – incluindo eu mesmo – diriam que dos principais jogos do Mario, o Super Mario Bros. é o favorito. Com certeza é o mais representativo.

Então um brinde a você, Super Mario Bros. Outros irão prestar suas homenagens ao longo do dia, com certeza, então deixe-me dizer… feliz aniversário. E Mario, que seus próximos 25 anos sejam tão bem-sucedidos e agradáveis para todos nós quanto foram por todos estes anos.

Se o vídeo abaixo não estiver disponível, assista-o clicando neste link.