Ontem a Nokia mostrou seu celular mais interessante em muitos meses, o N8. Por um preço decente (na Europa) e uma câmera de 12 MP, ele parece ser bem legal. Como as pessoas se acostumaram a bater na pobre finlandesa nos últimos tempos (culpa do sistema operacional meio feio e hardware datado), a reação foi menos entusiasmada que o esperada. Então a Nokia resolveu mostrar hoje este vídeo, feito pelo novo celular, para calar a boca dos chatos tipo eu.

O blog oficial Nokia Conversations deixa claro que o vídeo não foi retocado depois e que foi capturado com um software ainda não finalizado. A profundidade de campo e a lente com bom ângulo (28 mm) é a mais impressionante que eu já vi em um celular, de muito longe. Dê uma olhada nessa foto:

Por mais que eu ainda tenha sérias dúvidas sobre o Symbian^3 (não gosto do chapeuzinho do vovô sem nada embaixo), já que ele é basicamente uma atualização do S60 v5 encontrado no 5800 e outros, não dá para negar que o N8 tem um futuro promissor. Mesmo se não conseguir competir com os smartphones mais espertos e cheios de aplicativos, por enquanto ele não tem concorrentes entre os cameraphones a preços decentes. Esperamos a chegada dele ao Brasil, que deve acontecer em algum momento do segundo semestre. [Nokia Conversations]