O Hotmail está morto e agora o serviço de e-mail gratuito da Microsoft se chama apenas Outlook.com.

Após quase um ano de transição – a fase de preview do Outlook.com foi lançada em julho do ano passado e aos poucos os usuários do antigo Hotmail foram migrando para novos endereços @outlook.com. A fase de preview terminou oficialmente em fevereiro, mas usuários do Hotmail ainda tiveram alguns meses para se despedir da antiga interface.

Agora todos os usuários estão no Outlook.com. Segundo a Microsoft, já são mais de 400 milhões de contas ativas no novo serviço – um grande salto em comparação com as 60 milhões que a empresa dizia ter apenas no Outlook.com em fevereiro.

Mas isso não significa que os endereços de e-mail mudaram: quem tem um endereço @hotmail.com continua usando o mesmo e-mail, mas agora com a interface bem mais bonita do Outlook.com.

Para celebrar a mudança definitiva para o Outlook.com, a Microsoft adicionou algumas novidades ao seu serviço de e-mail: um modo mais fácil de enviar mensagens por outra conta e maior integração com o SkyDrive.

Agora você pode definir se uma conta externa de e-mail é usada apenas para receber ou também para enviar e-mails. Como assim? Se você redireciona o e-mail do trabalho, por exemplo, para o serviço da Microsoft, pode configurar para responder as mensagens através dele, e não do Outlook.com. Isso já existia, mas ficou mais simples: em vez da mensagem ir “em nome de” (como na imagem abaixo), ela vai agora apenas no endereço do outro e-mail.

outlook

O exemplo dado pela Microsoft em seu blog é para quem redireciona o Gmail para o Outlook.com. Quando você quer responder uma mensagem recebida pelo seu Gmail e quer que ela vá pelo seu Gmail, e não pelo endereço do Outlook, ela era enviada do Outlook.com “em nome do” Gmail. Agora você pode configurar a conta para receber e enviar mensagens, e ela vai apenas pelo Gmail.

6518.OutlookForHotmail_Image4_550x304.jpg-550x0

Já em relação ao SkyDrive, a integração facilita o envio de arquivos guardados no serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft pelo e-mail da empresa. Você pode escolher documentos ou imagens que estão no SkyDrive para anexar na mensagem do Outlook – como o Gmail faz com o Google Drive.

Os novos recursos estão sendo implementados aos poucos, e todos os usuários devem receber nas próximas semanas.

Então, na mesma semana que o MSN foi definitivamente encerrado no Brasil, a Microsoft também deu fim a outro serviço antigo: o Hotmail. A empresa segue modernizando suas ferramentas para atrair novos usuários, e, pelos números enormes divulgados pela empresa, parece que vem dando certo. Você migrou para o Outlook.com? Gostou do serviço? Vai sentir falta do antigo Hotmail? [Blog da Microsoft]