Mais uma atualização do firmware do PS3, mais um conjunto modesto de novos recursos. Na versão 2.70, só duas coisas você notará: chat de texto pra todo o sistema e portabilidade para as suas compras de vídeo na PlayStation Store.

Você poderá aprender mais ou menos tudo o que há para aprender sobre o novo recurso de chat por texto com o vídeo curto abaixo (requer boa compreensão de inglês). Não é um sistema muito complicado e não há muitas maneiras assim de usá-lo. basicamente, você pode conversar tanto com uma outra pessoa quanto com um grupo de até 15 pessoas pela mesma janela. Os chats rodam no background, ou seja, eles podem ser usados de dentro do jogo. Finalmente os donos de PS3 poderão executar a tríade sagrada dos jogos multiplayer: bolar estratégias, provocar outros jogadores e lançar xingamentos racistas e sem sentido para nenhuma direção específica. Não é exatamente chat por voz, mas pode vir a funcionar com um anexo de teclado ou um teclado com fio mesmo.

É bastante generoso chamar a nova portabilidade de vídeo de “recurso novo”; mais precisamente, o que rolou mesmo foi a extinção de uma proibição sem propósito. Agora os seus vídeos da PS Store, tendo sido comprados para o PSP ou para os PS3, podem ser armazenados em um HDD externo para você poder ver mais tarde, o que é bastante útil se você tem aquele modelo mixuruca de 20GB. A atualização já está disponível – conte-nos como ela funcionou pra você nos comentários.

[PS3 BlogValeu, Joel!]