Você já deve ter ouvido falar sobre o Flappy Bird: é um jogo gratuito e viciante para iOS e Android. Ou melhor, era: seu criador, Dong Nguyen, prometeu retirá-lo da App Store e Google Play – e cumpriu a promessa. Flappy Bird se foi.

O app não aparece mais na busca da App Store, nem na lista de Top Jogos Grátis. Ele também não aparece ao pesquisar “Flappy Bird” no Google Play. Sua morte foi tão rápida quanto uma de suas partidas.

Claro, remover o jogo não significa extermínio total. Se você já baixou o Flappy Bird, é só continuar jogando (e, presumivelmente, Nguyen continuará a ganhar dinheiro com os anúncios). E certamente há fontes não-oficiais onde você pode baixar a versão para Android. Por fim, a alma do jogo sobreviveu em cópias descaradas como Clumsy Bird e Happy Poo Flap.

O jogo era terrivelmente simples: toque na tela para fazer o Flappy driblar uma série de obstáculos – muito parecidos com os canos de Super Mario. No entanto, ele era muito difícil: usuários se gabavam de conseguir 10, 20, 30 pontos no jogo. E pior: Flappy Bird é repleto de propagandas, tanto que Dong Nguyen diz ganhar US$ 50.000 por dia com ele.

Mesmo assim, este era o game grátis mais baixado no iTunes; sua popularidade aumentou depois de um artigo no BuzzFeed. Mas Nguyen não gostou de toda a atenção que recebeu:

Ele deixou de conversar com a imprensa e parou de conceder entrevistas. E também deu a entender que sente alguma culpa por ver pessoas se tornarem obcecadas com sua criação:

E ainda há o problema de Flappy Bird ter muitos elementos semelhantes a Super Mario. Pior: ele é basicamente plágio de um jogo chamado Piou Piou.

Flappy Bird se tornou absurdamente popular ao combinar um estilo retrô 8-bit, jogabilidade simples e um nível enorme de dificuldade, que fazia muitos usuários continuarem a jogar, em vez de desistir. Felizmente, ele se foi. Infelizmente, isto parece ser apenas o começo para mais jogos gratuitos e terríveis.

flappy bird (2)

Resultados de busca da App Store para “Flappy Bird”

flappy bird (3)

Resultados de busca do Google Play para “Flappy Bird”