Foguete Ares 1 da NASA em apuros novamente: pode bater na torre de lançamento

O foguete Ares 1 da NASA pode vir a se deparar com outro obstáculo tecnológico antes de fazer parte das futuras missões lunares: ele aparentemente está perigando bater na própria torre de lançamento caso o vento esteja soprando contra. Na verdade, o vento só uma brisa leve de 20,4 km/h vindo do sudeste para provocar problemas, e tudo isso tem a ver com a maneira como o motor do combustível sólido do foguete faz com que ele dê um “saltinho” na ignição antes de impeli-lo para cima.

Os modelos computacionais estão demonstrando que, durante este momento crucial, o vento poderia provocar “deriva de decolagem” suficiente para fazer com que o foguete se aproxime perigosamente da torre. E, caso ele consiga evitar a colisão, ainda existe o risco da saída do gás do foguete flamejante danificar as estruturas da torre.

A própria NASA está segura de que será possível sanar este problema (caso seja provado que ele seja um problema significativo) ao posicionar a torre de forma diferente e redesenhar a plataforma de lançamento: duas medidas que custariam tempo e dinheiro, o que seria um problema ainda maior.

Após os relatórios iniciais dos problemas com o “diapasão” no míssil tripulado, as buscas por uma solução alternativa para todo o programa Constelação tornaram a ficar interessantes: mas e aí, qual é a sua opinião? A minha: este tipo de obstáculo aparece freqüentemente quando você lida com um programa desta magnitude e complexidade – com o tempo, eles vão encontrar alguma espécie de saída melhor. [Orlando Sentinel]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas