_Fotografia

Tudo o que se esconde em apenas uma gota de água do mar

A imagem acima lembra as obras surrealistas do pintor Salvador Dalí, mas ela é bastante real: o fotógrafo David Liittschwager ampliou em 25 vezes uma gota de água marinha para mostrar tudo o que há dentro dela. Toda essa confusão de cores, linhas e formas recebe um nome que você já conhece: plâncton. Ele serve de alimento […]

A imagem acima lembra as obras surrealistas do pintor Salvador Dalí, mas ela é bastante real: o fotógrafo David Liittschwager ampliou em 25 vezes uma gota de água marinha para mostrar tudo o que há dentro dela.

Toda essa confusão de cores, linhas e formas recebe um nome que você já conhece: plâncton. Ele serve de alimento para baleias e peixes. E, claro, se você já engoliu água do mar por acidente, isso pode ter entrado no seu estômago também.

Como explica o Dive-Shield, os filamentos em espiral são cianobactérias; as esferas são ovos de peixe; aquele bicho no canto inferior direito é uma larva de caranguejo; e aqueles bichos alongados no outro canto são copépodes. A lista completa das criaturas está aqui.

O fotógrafo David Liittschwager certamente gosta de capturar o ecossistema que se esconde em pequenos locais. Em uma série para a National Gographic, ele fotografou as criaturas que ocupavam um pé cúbico (essas medidas imperiais…), ou cerca de 28.000 cm³ de diferentes habitats – floresta, água doce e, claro, água do mar. A lista inclui mais de mil organismos, e você pode vê-los nesta galeria. [Lost at E Minor via Colossal]

Clique aqui para ampliar a imagem

Sair da versão mobile