Há alguns dias, astronautas na Estação Espacial Internacional viram pequenos flocos brancos estranhamente saindo da estação. Era amônia líquida vazando da ISS; então eles saíram da estação e foram resolver o problema em gravidade zero.

Os astronautas Chris Cassidy e Tom Marshburn fizeram uma caminhada no espaço, enquanto o comandante Chris Hadfield – que adora tirar fotos e postar vídeos no YouTube – ficou dentro da ISS para monitorar tudo. E, é claro, ele tirou algumas fotos muito impressionantes dos astronautas trabalhando lá fora.

Acima está a foto da dupla saindo da câmara de vácuo para embarcar em sua curta viagem de cinco horas na escuridão do espaço.

Hadfield também tuitou uma foto da dupla entre todos os tubos, cabos e outros itens que cobrem a lateral da ISS, ilustrando exatamente como a estrutura da estação é complicada.

spacewalk 2

O objetivo da caminhada no espaço era consertar o sistema de refrigeração de amônia líquida, necessária para manter funcionando um dos painéis solares da estação. Não era uma situação de vida ou morte, felizmente, mas foi algo grande o suficiente para precisar logo de reparos. Em 2h30min, o vazamento foi interrompido.

É incrível que exista uma estrutura capaz de sustentar vida lá em cima, assim como ter astronautas que podem sair e consertar sua fortaleza espacial após alguns dias de aviso e planejamento. Ainda bem que eles têm um documentarista incrível a bordo para capturar essas lembranças.