As festas de fim de ano são o melhor evento para tirar fotos de família. Então, em vez de deixar a tarefa para a Tia Edna, faça isso você mesmo. É a oportunidade de fazer as melhores fotos que sua família já viu! Aqui estão seis dicas que vão te ajudar:

Mantenha a velocidade do obturador acima de 1/80

Os maiores culpados das fotos ruins são as pessoas que se mexem e saem borradas. Se você está fotografando com pouca luz e sem flash, a maior parte das câmeras no modo automático vai ficar com uma velocidade de obturador muito baixa. Mude o modo para prioridade de obturador (o S, na maior parte das câmeras) e o mantenha em 1/100. Alguns dizem que 1/60 é suficiente, mas 1/100 é mais seguro em meio ao caos das reuniões de família.

Tire fotos em sequência

Se você está tirando fotos espontâneas, pode ser difícil capturar aquele segundo em que o bebê dá um sorriso. Use sua câmera no modo burst para tirar 3 ou 4 fotos em sequência, aí você não vai perder o momento mágico.

Tire fotos espontâneas

Essa é bem óbvia, mas boas fotos espontâneas são sempre melhores que fotografias posadas. Se você pensar um pouco, é meio esquisito tirar dezenas de fotos de pessoas sorrindo de modo nada natural, com os olhos arregalados para a câmera. As fotos espontâneas são mais difíceis e você tem que tirar um monte delas para conseguir um bom álbum. Então não seja tímido.

Um passinho pra trás!

Todo mundo fica maluco por rostos e sorrisos e geralmente o todo do ambiente é negligenciado. Dê um passinho para trás e tire fotos boas fotos do lugar inteiro cheio de pessoas. Olha o lado bom: você estará longe o suficiente para esconder a baba do seu tio bêbado e os olhares assustadores da sua avó.

Acabe com os maus hábitos fotográficos das pessoas

Algumas pessoas têm uma reação visceral quando veem uma câmera apontada para elas. Elas olham, congelam e sorriem de um jeito horrível. Se seus parentes fazem isso, não tire fotos deles! Ou abaixe educadamente sua câmera até que eles parem de fazer essas poses esquisitas. Falar pra eles pararem com isso também é uma opção.

Fotografe o cenário e a decoração

Mais uma vez, pare de se concentrar na cara das pessoas. Um bom álbum de fotos precisa contar uma história e isso inclui o lugar, a decoração, a comida e até o tempo que está fazendo. Tudo isso junto.

[Imagem: Kiselev Andrey Valerevich]