O eclipse solar híbrido da manhã passada – um evento relativamente raro – foi impressionante. Dependendo de onde você esteja no mundo, e dependendo da visibilidade, talvez você não tenha conseguido vê-lo. Para quem perdeu, é assim que o eclipse foi visto do Quênia, na África. Lindo, hein?

A imagem acima é feita de três exposições, todas tomadas por Ben Curtis no Lago Oloidien, Quênia. A imagem mostra o movimento do eclipse solar da direita para a esquerda. O eclipse quase total era visível do Quênia, mas ainda havia um pouco do brilho do sol.

Kenya  Solar Eclipse

A foto acima foi tirada em Nairóbi, também no Quênia, por Sayyid Azim. O eclipse ficou visível somente por cerca de 15 segundos.

E abaixo, temos um timelapse bacana do eclipse visto na Flórida:

Este eclipse é híbrido pois, em alguns pontos da Terra, ele parecia ser um eclipse total, em que a silhueta da Lua bloqueia quase todo o brilho do Sol; em outros pontos, parecia ser apenas um eclipse anular, em que é possível ver um grande anel brilhante ao redor da Lua.

O eclipse parecia ser total do leste da Flórida (EUA) até partes da África; e era anular para a América Central, partes da Europa e parte da América do Sul – incluindo o Nordeste e parte da região Norte do Brasil. Você conseguiu vê-lo ontem no céu?

Fotos por Associated Press