_Lua

As fotos da superlua de outubro de 2016

Neste domingo tivemos a primeira de três superluas de 2016. O fenômeno acontece quando a Lua cheia coincide com o período de maior proximidade com a Terra.

Na noite deste domingo (16), tivemos a primeira de três superluas previstas para 2016. O fenômeno acontece quando a Lua cheia coincide com o período de maior proximidade com a Terra, momento chamado de perigeu.

Eis algumas das melhores imagens deste espetáculo astronômico.

[galeria_embeded]

O usuário Rodrigo Piva do YouTube filmou a superlua em São Paulo usando zoom óptico de 65x:

E esta foi a vista da superlua em Atibaia (SP), capturada por Gilmar Radis:

No ano passado, tivemos o eclipse de uma superlua. Como explica o i09, é um evento simples, mas muito raro:

Uma “superlua” é simplesmente o que acontece quando uma lua cheia coincide de ocorrer quando a lua está no seu ponto mais próximo da Terra. Relatos que você ouviu, como “MEU DEUS UMA LUA GIGANTE” são exagerados — sim, a superlua vai parecer maior, mais apenas 14% maior… Durante um eclipse lunar, a lua se move sob a sombra a Terra e, ao se esconder nas sombras, a Lua ganha uma distinta cor vermelha.

A próxima superlua irá acontecer no dia 14 de novembro e a previsão é que ela seja a maior de todas; segundo os especialistas, será o momento de maior proximidade entre o satélite e a Terra no século XXI – pelo menos até o momento. O fenômeno voltará a acontecer no dia 14 de dezembro.

Depois disso, a Lua voltará a ficar tão perto de nós apenas no dia 25 de novembro de 2034.

Primeira foto: a superlua vista de Pinellas Park, Flórida (foto por Walter/Flickr)

Sair da versão mobile