Os primeiros reviews da terceira geração do iPad, da Apple, tem um consenso geral de que este é o tablet que esperávamos — desde que você não tenha seu antecessor.

The Verge

Sim, a tela é ultrajante. É impressionante. É incrível. Eu não estou sendo hiperbólico ou exagerado quando digo que essa é a disparada a tela mais bonita de um computador que eu já olhei. Talvez isso tenha a ver com o fato de você segurar o aparelho com as mãos, ou talvez seja a tecnologia que a Apple utiliza, ou talvez seja a resposta imediata do iOS — mas há algo quase bizarro em quão boa essa tela é. Após o evento de lançamento, eu a descrevi como “surreal”, e acho que isso explica bem.

Deixemos claro: o novo iPad está em uma classe única, da mesma forma que seu antecessor. Fazendo jus em ser a última versão de uma linha de aparelhos que definiu tal categoria, o iPad continua bem à frente de sua concorrência. Com a adição da Retina Display, do LTE, de mais memória e de uma CPU bem mais poderosa, a Apple absolutamente mantém a posição de mercado do iPad como o jogador dominante e o produto a ser batido.

Wall Street Journal

Essa é a tela mais espetacular que eu já vi em um aparelho móvel. A empresa aglutinou quatro vezes mais pixels no mesmo espaço físico em comparação ao iPad e afirma que a tela do novo aparelho tem um milhão de pixels a mais do que uma TV HD. Tudo que eu sei é que os textos são mais nítidos, e fotos soam muito mais ricas.

Se você já tem um iPad 2, e gosta dele, você não deve pensar que você deve correr para comprar o novo. No entanto, para aqueles que usam seus iPads como e-reader principal, e àqueles que o usam frequentemente longe de cobertura Wi-Fi, o novo modelo pode fazer uma grande diferença.

TechCrunch

O que temos é uma prancha de alumínio e vidro de 9,7 polegadas que, quando iluminada, se torna um impressionante emissor de luz e cores. À primeira vista, o novo iPad é quase indistinguível em relação ao iPad 2. As mesmas Smart Covers servem em ambos. Mas não importa como o aparelho se parece. O que importa é para onde você olha: a tela.

Páginas da web são exibidas quase como se elas fossem impressas em páginas glossy de alta qualidade de revistas. Fotos parecem fotos — do tipo impressas. Os textos são muito nítidos e vivos, como uma impressão.

Ontem, eu marquei velocidades acima de 40 mbps de download e 20 de upload na rede da Verizon. Isso é basicamente o dobro do que a conexão a cabo de minha casa. Para fazer uma comparação melhor, eu usei thetering no novo iPad para meu iPhone 4S e comparei com as velocidades 3G da Verizon. Ele foi cerca de 40x mais veloz em download.

The Telegraph

Se você ainda estava esperando para comprar um tablet, esse é o ideal. Em minha opinião, é o melhor que seu dinheiro pode comprar. Usuários atuais de iPad que pensam em se atualizar devem dar uma olhada no novo aparelho. Você verá a diferença com muita, muita clareza.

MacWorld

O novo iPad é isso: o iPad, atualizado para um novo ano e para milhões de novos usuários de iPad. Ele não é menor ou mais leve, mas tem uma tela marcante, uma câmera traseira bem melhor e suporte à rede celular que é capaz de rodar velocidades comuns apenas ao Wi-Fi. É o iPad que milhões de pessoas adquiriram, apenas com um ano de avanço e melhorias.

Usuários do iPad 2 não precisam chorar: o investimento certamente aguenta mais um ano. Mas eles podem não querer olhar muito de perto para a tela do novo iPad. Uma vez que você tenha visto uma Retina Display, é difícil voltar para qualquer outra opção.

Slash Gear

Steve Jobs aprovaria o novo iPad. Com seu foco na experiência holística em detrimento de melhorias individuais em suas partes constituintes, ele é a epítome do mundo pós-PC que o fundador da Apple previu. Sem lentidão ou atraso; sem configurações frustantes de nuvem ou requerimentos mínimos e misteriosos de software. Apenas o pegue, deslize pela tela, e você se vê imerso em um ecossistema todo conectado. A Apple não precisa de outra revolução, ela já começou uma, e o novo iPad traz um novo degrau de refinamento para um segmento em que ele é sem dúvidas o rei.