A versão mais recente do iOS trouxe algumas funções muito bem-vindas: multitarefa lado a lado, Siri mais eficiente (e meio assustadora), entre outras. Entretanto, quanto mais eu uso o iOS 9, mais eu noto as pequenas mudanças que deixam todo o sistema um pouco melhor.

>>> iOS 9 virá para todos os iPhones e iPads lançados desde 2011

A mudança mais notória é a troca rápida entre aplicativos. Um toque duplo no botão Home e você é levado a um visualizador lado a lado dos aplicativos usados recentemente. Com a atualização, os aplicativos são mostrados agora em forma de cartões empilhados um sobre o outro, com os aplicativos mais recentes no topo da pilha.

Mudancas no iOS 9 (4)

Agora é um pouco mais rápido alternar entre apps, já que o último aplicativo usado fica bem abaixo do seu dedo depois que você der um duplo clique no botão home. A mudança é pequena, mas sendo você um usuário experiente, isso pode lhe salvar alguns toques durante o dia.

Esta é uma das mudanças que deveriam ter vindo há anos: o teclado agora muda entre letras maiúsculas e minúsculas. Antes, as letras sempre ficavam maiúsculas no teclado, e você tinha que ficar de olho na cor da tecla Shift. Isso é algo que me incomodava: nunca me lembro qual cor da tecla Shift se refere às letras maiúsculas. E agora nunca precisarei saber!

Mudancas no iOS 9 (1)

Algo que também pedia há anos por mudanças: o app Ajustes agora tem uma busca universal. Conforme o iOS adicionou mais configurações e opções no decorrer dos anos, o app Ajustes se tornou uma bagunça, com funções vitais escondidas em menus secundários sem sentido. Ainda acho que o app precisa de uma reformulação completa, mas a busca já ajuda.

Mudancas no iOS 9 (3)

Outra mudança no app Ajustes é a adição de uso detalhado da bateria. O menu de bateria lhe mostra quais apps estão sugando muita da preciosa energia do seu celular (no último dia/nos últimos cinco dias) e qual proporção deste uso vem de funções secundárias e qual vem de atividades na tela.

Mudancas no iOS 9 (2)

Busca e a Siri também receberam uma remodelagem completa (algo que discutiremos com mais detalhes no futuro), mas a função que mais se destacou é a possibilidade de ligar para contatos diretamente da busca. Buscar por um contato quase sempre significa que eu quero ligar para ele; adicionar a opção diretamente no menu de busca faz sentido e é maravilhoso. Caso o contato tenha múltiplos números, surge um submenu com todos os números para você escolher um deles.

Mudancas no iOS 9 (6)

E, finalmente, o app Fotos tem agora uma opção para selecionar imagens com o deslizar do dedo. Se você tem o hábito de deletar imagens em massa de tempos em tempos (caso de quem tem um iPhone com 16 GB ou menos), isso é ótimo.

Mudancas no iOS 9 (5)

São coisas que vimos em outras plataformas há algum tempo, mas são bem-vindas mesmo assim.