Este mês, a Motorola anunciou o Moto X, seu novo smartphone que inclui algumas funções bem bacanas. Ele deve demorar alguns meses até chegar ao Brasil, mas você pode obter algumas de suas funcionalidades agora mesmo.

O Moto X não ganhou destaque por suas especificações, e sim pelos recursos exclusivos de software, que chamaram a atenção tanto de usuários como de desenvolvedores. Alguns já foram recriados para outros dispositivos, e alguns já existiam antes. Eis algumas das coisas que o Moto X promete fazer – e que você já pode ter.

Obter notificações ativas em dispositivos AMOLED

moto x funcoes (2)

Telas AMOLED têm a capacidade única de apenas iluminar certos pixels conforme necessário. O Moto X utiliza isto para exibir notificações na tela de bloqueio com um fundo preto, para que você possa ver o que precisa de sua atenção, mas com gasto mínimo de bateria. Felizmente, alguns desenvolvedores trouxeram uma funcionalidade semelhante à Play Store com o ActiveNotifications.

O app é totalmente compatível com Android 4.3, e o suporte a 4.1 e 4.2 é experimental. Mas vale a pena experimentar: ele não requer root e permite escolher quais notificações você receberá com o app. Ele substitui sua tela de bloqueio padrão, mas respeita as configurações de segurança: se você colocar senha, precisa inseri-la após tocar na notificação.

O ActiveNotifications é gratuito, mas para ativar certas funções premium – como ajustar o brilho da tela, ou não exibir notificações à noite – é preciso pagar R$ 2.

Abrir apps com um movimento do pulso

moto x funcoes (3)

Outra truque bacana do Moto X é abrir o app da câmera agitando um pouco o aparelho. Para isso, você pode usar o Twisty Launcher da Play Store. Ele permite que você escolha quais apps serão abertos quando você executar certos gestos com o seu celular.

Ao contrário do Moto X, ele não está limitado apenas à câmera, nem a um único gesto. Por padrão, você pode balançá-lo duas vezes (para cima e para baixo) para abrir a câmera, mas também há dois outros movimentos que ativam apps à sua escolha. Você pode até personalizar o gesto, e escolher se ele irá ativar a tela de bloqueio ou não. O Twisty Launcher é gratuito e requer Android 2.3 ou superior.

Ler mensagens de texto em voz alta e responder ao dirigir

moto x funcoes (4)

A Motorola também apresentou um novo app simplificado para fazer coisas enquanto você dirige: o Motorola Assist. Ele detecta automaticamente determinadas circunstâncias, e altera o comportamento do seu celular. Você pode conseguir muito disso – ações baseadas em tempo ou localização – usando apps como o Tasker ou AutomateIt.

No entanto, se você quiser realizar comandos de voz em português, será mais difícil. A melhor opção para comandos de voz ao dirigir é o app Robin, que permite receber e responder às mensagens: ele roda em segundo plano, e pode ser ativado ao acenar sua mão na frente da tela. No entanto, ele só entende inglês.

Há alguns apps que entendem comandos de voz em português, como o Fale o Que Quiser e o AssistenteBR. No entanto, é preciso abri-los para realizar os comandos – não é a mesma coisa do Moto X.

Infelizmente, nem todas as funções do Moto X estão disponíveis em outros dispositivos. Por exemplo, ele é capaz de ouvir comandos de voz em qualquer momento, e isso só é possível graças a núcleos extras de processamento. Até que um desenvolvedor descubra uma maneira de contornar isso (ou apenas lançar um app que tenha o recurso mas gaste muita bateria), a função provavelmente não vai aparecer em outros celulares.

Entre isso e o hardware personalizável, ainda há motivos para se considerar o Moto X, mas a maioria dos recursos inteligentes já estão disponíveis – ou estarão em breve.