Poucas coisas são mais frustrantes no mundo dos smartphones do que ficar sem sinal no celular – e, consequentemente, sem internet. Uma empresa de Nova York chamada goTenna acredita ter a solução para isso com um pequeno dispositivo que promete levar sinal para seu celular, não importa em que parte do mundo você esteja.

O dispositivo da goTenna se conecta a smartphones com Android ou iOS via Bluetooth e, a partir daí, busca outras goTennas que estejam a quilômetros de distância para se comunicar via links peer-to-peer. A goTenna usa frequência de 151 MHz de longo alcance, e, segundo seus criadores, ela só é limitada pelo “horizonte”. O sinal de propaga por até 14km em ambientes abertos, e, em ambientes urbanos densos como uma cidade grande, ele ainda consegue se propagar por 1,6km.

>>> Com um pequeno dispositivo, empresa quer transformar smartphones em telefones por satélite

Não se trata de uma conexão de rede convencional, então não espere entrar no Facebook ou Twitter.  A conexão é bem lenta, mas tudo bem – serve para você conseguir coordenadas GPS ou enviar mensagens de texto. O pessoal do goTenna criou apps de localização com mapas offline e apps de mensagem, o que é o bastante para quem precisa conversar com um colega em uma expedição em um lugar remoto. O público-alvo da goTenna é exatamente esse tipo de gente – mochileiros, aventureiros, por exemplo.

O dispositivo entrou em pré-venda hoje pelo site da goTenna e custa US$ 150 por um conjunto com dois aparelhos – afinal, a ideia é fazer um se comunicar com o outro no meio do nada. [GigaOM]