O irmão menor do Galaxy S4 chegou ao Brasil: o S4 Mini traz dimensões (e especificações) menores a um preço mais acessível. O smartphone não é exatamente pequeno – ele é maior que um iPhone 5 – mas pode agradar quem procura algo mais distante de um phablet.

As semelhanças entre S4 e S4 Mini não são muitas, na verdade. O design é basicamente o mesmo, e alguns recursos de software aparecem em ambos os modelos, mas por dentro eles são bem diferentes.

Por dentro, temos um processador dual-core Snapdragon 400 de 1,7GHz, 1,5GB de RAM e 8GB de armazenamento interno expansível via microSD. Sua tela AMOLED de 4,3 polegadas tem resolução 960×540.

Ele possui câmera traseira de 8MP com flash, e frontal de 1,9MP. Com bateria de 1.900 mAh, o S4 Mini tem 8,9 mm de espessura e 107g.

No Brasil, ele estará disponível em duas versões: 3G dual-chip ou 4G. Ambas têm preço sugerido de R$1.399. No entanto, ele traz especificações inferiores até mesmo ao Galaxy S III original, que você encontra por um preço semelhante.

Truques de software

O smartphone roda Android 4.2 personalizado, é claro, pelo TouchWiz da Samsung. E dos recursos inteligentes do Galaxy S4, o Mini tem alguns:

  • Adapt Display: a tela se adapta ao que você está fazendo, seja assistindo vídeos ou lendo texto com fundo branco;
  • S Translator: tradutor instantâneo de voz;
  • Group Play: compartilhar conteúdo via NFC ou Wi-Fi Direct;
  • S Health: acompanha seus exercícios físicos (requer a S Band, já que o S4 Mini não tem pedômetro embutido).

Além disso, o S4 Mini tem blaster infravermelho que o transforma em controle remoto universal para sua TV e home theater.

No entanto, os recursos mais chamativos do S4 estão de fora: o Smart Scroll (rolar a página sem tocar na tela), Smart Pause (pausar vídeo quando você não olha para a tela), Air View (aproxime o dedo da tela para ver uma prévia do conteúdo) e Air Gesture (comandos com gestos da mão). A tela não funciona com luvas, e o S Voice também não chegou ao S4 Mini brasileiro.

galaxy s4 zoom e mini

Galaxy S4 vs. S4 Mini

No software da câmera, acontece algo semelhante: você tem alguns recursos, mas não todos. O S4 Mini consegue tirar fotos com som (Sound & Shot), além de tirar várias fotos na sequência e escolher a melhor automaticamente (Best Photo); também há modos Panorama e HDR. O Story Album, que organiza as fotos de acordo com a hora e local em que foram tiradas, também está lá.

No entanto, você não encontrará o Drama Shot (tira várias fotos de algo em movimento e depois as combina em uma só imagem), Eraser (remove pessoas do plano de fundo), Dual Camera Shot e Dual Video Call (que usam as câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo).

Em nosso hands-on, notamos que o S4 Mini não tem muito de notável: é um smartphone mid-range para os padrões atuais. Não há nada de errado com ele, mas também não há nada de extraordinário. Você pensa em comprá-lo, ou tem um smartphone da concorrência em mente? [Samsung]