_Samsung

Galaxy S8 e S8 Plus: tudo que você precisa saber sobre os novos smartphones da Samsung

Confira os preços iniciais, a data de lançamento e as principais características dos novos topos de linha da empresa sul-coreana

A Samsung lançou oficialmente, em Nova York, nesta quarta-feira, o Galaxy S8 e o Galaxy S8 Plus, os novos smartphones topos de linha da empresa. A companhia sul-coreana deu fim aos rumores, separando o que era verdade de especulação. O lema da apresentação, e o que a Samsung espera trazer com os novos S8 e S8 Plus, foi a inauguração de uma nova era de smartphones, com design renovado e foco em experiências imersivas.

• [Review] Galaxy Tab S3, o iPad Pro da Samsung, é fantástico
• O Galaxy Note 7 pode voltar ao mercado, só que um pouco diferente

Os novos smartphones da Samsung estarão à venda a partir de 21 de abril, nos Estados Unidos. Os preços iniciais são de US$ 720 para o Galaxy S8 e US$ 840 para S8 Plus, mais caros que os da geração passada quando esta foi anunciada. Os detalhes de lançamento no Brasil ainda são desconhecidos.

Entre as principais características dos novos telefones estão o Infinity Display, uma tela curva que vai de ponta a ponta do aparelho, de 5,8 polegadas no S8 e 6,2 polegadas no S8 Plus; Android 7.0 Nougat; câmera frontal de 8 megapixels com foco automático nos rostos; baterias de 3.000 mAH (S8) e 3.500 mAH (S8 Plus); botão home invisível; a já anunciada chegada do assistente digital Bixby; e um minúsculo processador de 10 nanômetros, com chip Snapdragon 835 nos Estados Unidos, enquanto outros mercados recebem o Exynos, da própria Samsung.

Visual e Infinity Display

O Infinity Display é a aposta de revolução de design de smartphones da Samsung. A nova tela curva de ponta a ponta forma uma superfície contínua e suave, com tela OLED de 5,8 polegadas e resolução 2960 x 1440, 570ppi no S8; e OLED de 6,2 polegadas e resolução 2960 x 1440, 529ppi no S8 Plus. Mesmo com mais tela, os aparelhos, argumenta a empresa, parecem pequenos e confortáveis na sua mão.

A Samsung quis aumentar a proporção tela-aparelho. Para isso, diminuiu cada um dos componentes internos para que o display do telefone pudesse ser esticado até a beira do aparelho, onde tela e o restante da estrutura se misturam sutilmente. Vale notar que telas curvadas parecem ser o novo padrão para a Samsung, que não apresentou nenhuma opção plana como no ano passado.

Os novos Galaxy S8 e S8 Plus são os primeiros smartphones com o certificado HDR da UHD Alliance. Na prática, isso se traduz em cores mais vivas, que, segundo a Samsung, traz para o usuário conteúdos na qualidade de imagem com que foram pensados pelos produtores.

Visualmente, outra mudança importante nos aparelhos é a introdução de um botão home invisível, que também tem como propósito abrir mais espaço para tela. É um botão virtual, posicionado abaixo do display e que responde bem a pressão.

Por fim, os aparelhos estarão disponíveis em cinco cores.

Câmera

A câmera de 12 megapixels do S7 foi mantida, e quem recebeu melhorias foi a câmera frontal, passando de 5 megapixels no S7 para 8 megapixels no S8, ambas com f/1.7 de abertura. Porém, seu instrumento para selfies teve ainda mais avanços, contando agora também com um foco dinâmico nos rostos, em detrimento do foco fixo da geração passada.

Processador

O minúsculo processador de 10 nanômetros vem em duas versões. Nos Estados Unidos, os consumidores terão o chip Qualcomm Snapdragon 835 Octa core (2.35 GHz Quad + 1.7 GHZ Quad), enquanto os outros mercados recebem o Samsung Exynos Octa core (2.35 GHz Quad + 1.9 GHZ Quad).

Dex – O S8 como um desktop

Imagem: Samsung

Confirmando alguns dos vazamentos recentes, a Samsung trouxe também na apresentação desta quarta-feira o Dex, que promete transformar seu smartphone no seu computador de trabalho. Ele se conecta ao seu monitor e ao teclado, possibilitando transformar seu S8 em um desktop. A experiência, que usa NFC para funcionar, flui muito naturalmente, assemelhando-se à obtida no Windows, e melhor que a vivenciada na versão desktop do Android para o Galaxy Tab S3. O Dex ainda tem uma solução virtual de Windows 10, para aqueles que não gostam da ideia do Android para a execução de tarefas de desktop mais exigentes, algo pensado sobretudo para o ambiente corporativo.

Bixby

Na teoria, pela forma como foi apresentado, o Bixby, novo assistente digital da Samsung, parece impressionante. O que mais o diferencia dos concorrentes é a forma como supostamente ele entende contexto (além de usar sua localização, suas atividades e momentos do dia para aprender também sobre seus hábitos). Na apresentação, um dos exemplos apresentados foi o envio de uma captura de tela de localização no Google Maps usando basicamente apenas os comandos de voz. Também por meio de voz, o aparelho traduz até 52 idiomas instantaneamente.

O Bixby também promete proporcionar uma nova experiência na hora de pesquisar as coisas. Inteligente também dentro da câmera, ele, por exemplo, entende o que sua câmera está vendo e, após tirar, por exemplo, foto de uma bolsa, encontra aquele mesmo modelo na busca do Google. A experiência melhorada da câmera com a busca inteligente do Bixby se aplica a diversos outros exemplos, como a identificação de lugares e a tradução de textos.

Para uma utilização mais fluida, o Bixby conta com um botão lateral dedicado unicamente à inicialização do assistente, que tem ainda uma página inicial, como a do Google Now. O Bixby Home, como é chamada a página, também aprende coisas sobre você de acordo com a forma como você utiliza o S8, entendendo, por exemplo, que se você constantemente pede um Uber para ir ao trabalho pela manhã, será interessante manter um card pronto para que esse pedido seja solicitado com apenas um toque. O Bixby Home ainda apresenta cards com alertas e sugestões.

Sair da versão mobile