Geralmente uma árvore nasce e morre no mesmo lugar. Mas e quando é preciso mover uma árvore já crescida do seu local de nascimento para um jardim central? Basta arrancá-la do chão com uma escavadeira anabolizada, é assim que se faz.

O Tree Spades vem em uma variedade de tamanhos e tipos de pás dependendo da espécie e da altura da árvore — há modelos com pás de 30cm a até incríveis 3 metros. Eles podem ser montados em cima de veículos de construção dos mais normais, de guindastes a caminhões basculantes. E embora haja diferenças no design das diferentes empresas que os fabricam, a maioria desses opera com um sistema de quatro pás.

O conjunto é montado em cima de torres hidráulicas. As torres são fixadas em uma armação circular articulada, que permite às pás cercarem a árvore por todos os lados. Quando a engenhoca fica posicionada ao redor da base da árvore, o sistema hidráulico lança as pás sequencialmente direto na terra. Um bico joga água em cada pá para lubrificá-las durante o processo.

Quando as pás estão enterradas e convergem alguns metros diretamente abaixo da árvore, essa é elevada de seu buraco e transplantada. No caso dos modelos montados em caminhões, como o Arbor Co 2100 Super Spade do vídeo acima, a árvore inteira é içada para uma “cama” no caminhão para ser transportada. Unidades maiores, como o Dutchman 100-inch TruckSpace, pode elevar árvores de até 38 cm de diâmetro, com sua raiz totalizando 6,8 toneladas, em questão de minutos.

Abaixo, um Dutchman 100-inch Tree Spade fazendo seu trabalho em um pinheiro. [DutchmanOptimal Tree SpadesDakota PeatArborCoTested Site]