Google agora usa inteligência artificial para farejar spam no seu Gmail

O Google implementou a sua tecnologia de rede neural artificial para ajudar a reduzir os e-mails indesejados que chegam à sua caixa de entrada.

Os filtros de spam do Gmail costumam fazer um bom trabalho, e agora prometem ficar ainda melhores. O Google implementou a sua tecnologia de rede neural artificial – atualmente usada na busca e no Now – para ajudar a reduzir os e-mails indesejados que chegam à sua caixa de entrada.

>>> Google libera código de suas redes neurais que podem “sonhar”
>>> Carregaram um filme na rede neural “sonhadora” do Google

Os filtros usados no passado tinham como base diversas regras escritas por engenheiros; agora, os computadores do Google sabem criar esses filtros por conta própria.

Usando informações obtidas quando você clica nos botões “Denunciar Spam” e “Não é Spam”, as redes neurais vão aprendendo o que é spam e o que não é. Em seu blog oficial, o Google explica que a nova funcionalidade irá “detectar e bloquear spam especialmente sorrateiro”.

A inteligência artificial também vai aprender sobre suas preferências individuais. “Enquanto o seu vizinho pode amar newsletters semanais por e-mails, você pode detestá-las”, escreve o Google. “O filtro de spam agora pode refletir essas preferências individuais.”

E, por último, os filtros também serão capazes de identificar ataques de phishing, em que alguém finge ser outra pessoa, para garantir que você só visualize e-mails de remetentes verdadeiros. Tudo isto significa que sua caixa de entrada do Gmail deve ficar um pouco melhor daqui para a frente. [Google via Engadget]

Foto por comedynose/Flickr

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas