Google permitirá receber e pagar contas direto no Gmail

O Google está trabalhando em um projeto que permitirá a usuários do Gmail receber e pagar contas mais facilmente, e que deve estrear no final do ano.

Há algum tempo, o Google lançou nos EUA um recurso para transferir dinheiro a contatos do Gmail: você anexa uma quantia e seu amigo a recebe através do Google Wallet. Agora, a empresa prepara algo mais ambicioso: você poderá pagar contas sem sair da caixa de entrada.

Segundo o Re/code, o Google está trabalhando em um projeto que permitirá a usuários do Gmail receber e pagar contas mais facilmente. Este projeto se chama Pony Express (por enquanto!), e deve estrear no final do ano.

Pony Express do Google (3)

Um documento vazado mostra o passo-a-passo para se inscrever no serviço. O usuário do Gmail fornece informações pessoais – nome, endereço e RG – para uma empresa terceirizada que verifica sua identidade. Você também fornece informações como o número do cartão de crédito.

Após a autenticação, você começa a receber contas no Gmail ou no app Inbox; elas ficam em uma pasta separada:

Pony Express do Google (1)

O Pony Express também permite pagar contas diretamente no app, através de débito em conta ou cartão de débito:

Pony Express do Google (2)

Você pode até compartilhar uma conta com outro usuário do Gmail, e pode automatizar o processo caso você sempre divida a conta de água/luz/etc. com outra pessoa.

O recurso também permite tirar uma foto da conta de papel, para mantê-la arquivada; e também exibir os telefones de contato da empresa.

O Google está fazendo parcerias com empresas que imprimem e distribuem contas em nome de prestadores de serviços, tais como companhias de seguros, empresas de telecomunicações, água e luz.

Com o Pony Express, o Google pode dar mais um incentivo para que usuários compartilhem suas informações de pagamento, facilitando compras futuras com o Wallet – onde a empresa ganha uma porcentagem das vendas. Isso poderia até ajudar no direcionamento de anúncios. Mas teremos que esperar até que o Google o lance oficialmente – eles claramente ainda precisam de um nome melhor. [Re/code]

Foto por Cairo/Flickr; imagens por Re/code

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas