_Google

Google Allo: um app de mensagens com inteligência artificial e modo anônimo

O Allo lembra a maioria dos apps de mensagens que você provavelmente já usou - a maior diferença é a integração com a inteligência artificial do Google.

Empresas como Apple, Facebook e Snapchat estão gastando bilhões de dólares para tornar a experiência de enviar mensagens mais fácil e divertida. O Google não quer ficar de fora: eles anunciaram o Allo em maio, durante a conferência I/O, uma nova incursão no admirável mundo novo de mensagens. Agora, o aplicativo está finalmente disponível no Android e no iOS.

Google lança Duo, um app simples para videochamadas no iOS e Android
Facebook Messenger ganha chats secretos com criptografia ponta a ponta

O Allo lembra a maioria dos apps de mensagens que você provavelmente já usou antes. Assim como o Facebook Messenger e iMessage, ele permite enviar stickers, desenhar em fotos, e enviar fotos e vídeos de seu celular. Em muitos aspectos, ele é quase exatamente igual aos apps Messenger e Hangouts do próprio Google.

Inteligência artificial

A maior diferença é sua profunda integração com a inteligência artificial do Google. Tal como acontece com a maioria das outras plataformas de mensagens, a utilidade do aplicativo dependente de seus amigos o usarem. Se você convencer pessoas a usá-lo também, há um grande potencial aqui.

Você notará no Allo as respostas sugeridas que aparecem quando alguém lhe envia uma mensagem. As frases mais comuns que você verá são coisas como “OK” ou “Entendi”. As frases podem ser enviadas tocando apenas uma vez. As frases sugeridas podem ser enviadas a partir da central de notificações ou dentro do app.

Por ora, as sugestões do Google são relativamente simples. O app atualmente usa uma lista padrão para todos os usuários. Uma vez que mais pessoas começarem a usar o app, a inteligência artificial do Google ficará mais esperta e começará a sugerir frases personalizadas com base na fala das pessoas. A diferença pode ser tão simples como o que sugere “risos” em vez de “hahaha”.

É um pouco assustador voluntariamente deixar a AI do Google ler suas conversas, em especial se você estiver preocupado com sua privacidade. No meu caso, valeu a pena pelo nível de conveniência que isso adiciona. Se você conversa sobre assuntos confidenciais ou sensíveis, melhor usar o modo anônimo ou usar alternativas como o Signal.

As respostas sugeridas são um recurso agradável que tornam mais fácil (e mais educado) descartar mensagens de texto quando você está ocupado ou não pode demorar muito respondendo. O tempo que leva para enviar uma resposta coerente é tão curto que quase não há desculpa para não responder.

Google Assistant

A inteligência artificial é mais profunda, no entanto. O Allo inclui também um ajudante de bate-papo chamado Google Assistant que pode responder a perguntas sobre basicamente qualquer coisa que você pode pesquisar no Google. O assistente funciona bastante como a Siri ou a Cortana, exceto que você escreve em vez de falar.

O Google Assistant pode ser ativado em qualquer mensagem de texto, e as respostas às perguntas são compartilhadas para todos no chat. O assistente pode responder a perguntas sobre previsão do tempo, restaurantes nas proximidades, ou indicações para lugares. É basicamente o Google Now embutido nas mensagens que você envia.

Por enquanto, as melhores buscas são genéricas e quase idênticas às respondidas pelo Google Now ou pela pesquisa por voz – ele usa uma AI semelhante para processar as solicitações.

Consultas como “mostre-me restaurantes nas proximidades” ou “qual é o placar dos Yankees?” farão aparecer um card de resultado. Você também pode fazer perguntas subsequentes como “como está o tempo agora?” e “e quanto a este fim de semana?”.

Além disso, o potencial aqui é enorme. O Google sugere que o assistente – isto é, a inteligência artificial – vai se tornar mais esperto ao longo do tempo, e poderia responder a perguntas mais complexas ou até mesmo prever questões. É fácil imaginar como, um dia, o Google Assistant poderia ajudar você a selecionar um bom horário na agenda para se encontrar com alguém, encontrar hotéis ou fazer check-in em voos.

No longo prazo, a fim de ser realmente útil, o assistente precisará usar os dados que o Google já recolheu de todos os outros serviços. Busca, Maps, Drive e Agenda podem um dia compartilhar informações com o Assistant. E como acontece com as respostas sugeridas, as coisas começam a ficar meio assustadoras aqui.

Do ponto de vista da privacidade, isso pode ser um pouco estranho e invasivo. Mas do ponto de vista de conveniência, agradeço a esta poderosa AI por vasculhar meus dados e me ajudar a fazer as coisas mais rápido. No futuro, o Google Assistant poderia ajudar a você e um amigo a fazer planos para um almoço encontrando um horário, local e restrições alimentares que funcionem para todos.

Modo anônimo

Outro recurso importante é o modo anônimo, que está totalmente focado em segurança e usa criptografia de ponta a ponta. No entanto, trata-se de algo opcional, e defensores de privacidade vêm lutando para que a criptografia se torne padrão em todos os principais apps de mensagens.

O modo anônimo usa o protocolo Signal para a criptografia, o mesmo que outros serviços de mensagens como o Signal e o WhatsApp, e atualmente considerado o melhor padrão em criptografia de ponta a ponta. Isso significa que ninguém além do destinatário e do remetente é capaz de ler a mensagem.

O Google Assistant não está disponível no modo anônimo porque é basicamente um intermediário. Como as mensagens criptografadas só podem ser lidas pelo remetente e destinatário, o assistente é incapaz de analisá-las. Essa é a única limitação: você pode enviar stickers, fotos, vídeos, mensagens de áudio e outros anexos no modo anônimo.

Também é possível definir um tempo de expiração para qualquer de suas mensagens. Quando o temporizador se acaba, sua mensagem é removida para sempre. O Google não armazena essas mensagens expiradas nos servidores, e mesmo que fizesse isso, ela estaria criptografada com o protocolo Signal, então a empresa não seria capaz de ler.

O Allo só esteve disponível ao público por algumas horas, e eu já o recomendei para todos os meus amigos mais próximos. As ferramentas básicas de edição em fotos e de tamanho do texto são úteis, e o modo anônimo é um espaço seguro em um mundo online que está se tornando cada vez mais hostil.

Baixe o Allo aqui para Android e iOS.

Sair da versão mobile