_Robôs

Parece que o exército de robôs do Google já tem um novo dono

O Google não tinha uma estratégia clara em se tratando de robótica, e decidiu não prosseguir com contratos militares.

Rumores dizem que o Google colocou à venda a Boston Dynamics, responsável pelo robô humanoide Atlas e pelo sensacional BigDog. E agora, segundo o Tech Insider, a nova dona da empresa de robótica é a Toyota.

>>> Robô humanoide Atlas consegue abrir portas e se levantar quando derrubado
>>> Os robôs da Boston Dynamics em ação deixam qualquer um com medo do futuro

A Toyota anunciou em 2015 que iria investir US$ 1 bilhão ao longo de cinco anos para se expandir em pesquisa de inteligência artificial e robótica.

O Toyota Research Institute recentemente comprou a Jaybridge Robotics, empresa de engenharia de software, para criar “produtos de veículos autônomos”; e quer criar um carro à prova de colisões.

A Boston Dynamics tem máquinas que podem se adaptar e interagir com os ambientes ao redor: todos nós já vimos os vídeos de pessoas tentando empurrar o Atlas e o Spot sem conseguir derrubá-los. À medida que as empresas buscam criar carros automatizados, essa adaptabilidade seria crucial para a segurança dos passageiros.

O Google adquiriu a Boston Dynamics em 2013 para tocar uma nova divisão de robótica liderada por Andy Rubin, ex-chefe do Android. Rubin deixou a empresa um ano depois.

Desde então, o BigDog foi aposentado por ser muito barulhento para aplicações militares, e outros robôs não tiveram muito sucesso comercial. O Google vinha insistindo que a Boston Dynamics criasse robôs domésticos, de acordo com o Tech Insider – algo que não agradou a empresa.

Além disso, segundo o Boston Globe, o Google não tinha uma estratégia clara em se tratando de robótica, e decidiu não prosseguir com contratos militares.

“Alguém acordou e disse, ‘a Boston Dynamics está nos custando muito dinheiro, e parece que não vai sair um produto comercial dela’ “, disse Charlie Grinnell, executivo-chefe da Harvest Automation, ao Boston Globe.

Segundo o Tech Insider, a venda da Boston Dynamics para a Toyota está praticamente finalizada, e ouviremos o anúncio oficial muito em breve.

[Tech Insider e Boston Globe]

Sair da versão mobile