_Chrome

Google Chrome vai receber um prático centro de notificações, talvez para o Google Now

Se você estiver usando o Chromium no Windows, agora você pode obter um centro de notificações. O recurso ainda está em estágio de desenvolvimento, mas isso pode levar a algumas novidades bacanas no Chrome que o deixariam ainda mais próximo do sistema operacional Android. O desenvolvedor François Beaufort, que descobriu a nova função, mostra nesta […]

Se você estiver usando o Chromium no Windows, agora você pode obter um centro de notificações. O recurso ainda está em estágio de desenvolvimento, mas isso pode levar a algumas novidades bacanas no Chrome que o deixariam ainda mais próximo do sistema operacional Android.

O desenvolvedor François Beaufort, que descobriu a nova função, mostra nesta imagem como é simples criar uma extensão que emita estas notificações. Isto também deve funcionar com notificações em HTML5 – como as que Gmail e Gtalk emitem ao chegar nova mensagem.

O Chromium usa a área de notificação, na barra de tarefas do Windows, para exibir seus avisos. Você pode fechá-los clicando em X, mas também há um botão interessante para isso: “Limpar todos”, sugerindo que várias notificações poderão ser agrupadas lá.

A função está disponível no build mais recente do Chromium para Windows, que você pode baixar aqui. Feito isso, basta ativar a opção “Ativar Notificações Ricas” em chrome://flags para vê-los em ação.

Embora o recurso ainda esteja em desenvolvimento no Chromium – braço open-source do navegador do Google – ele poderia aparecer em uma versão futura do Chrome.

É importante notar também que este código pode apontar para um futuro suporte a Google Now no navegador Chrome – afinal, já vimos pistas de que isso deve acontecer.

Por enquanto, o Google Now está disponível apenas em smartphones. Mas ontem vimos que um boneco cromado do Android apareceu em um dos edifícios do Google em Mountain View. Isto significa que a aproximação entre Chrome e Android? Ou seria entre Chrome OS e o robozinho?

De um jeito ou de outro, espero que o futuro traga o Now para o desktop – gostaria de ver um app preditivo marcar presença além dos smartphones. [François Beaufort via TheNextWeb]

Sair da versão mobile