Você já podia abrir arquivos PDF direto no Chrome sem precisar do Adobe Reader. O Google dá mais um passo nessa direção e permite abrir arquivos do Word, Excel e PowerPoint sem precisar do Microsoft Office – e sem usar o Google Drive.

É bem simples: basta instalar o Chrome Beta e usar a extensão Office Viewer, agora liberada para Windows e Mac – antes, ela só funcionava em Chromebooks.

Abrimos alguns arquivos e, no geral, tudo funcionou bem. Você pode procurar texto em documentos usando Ctrl+F, dar zoom e imprimi-los direto do Chrome. É mais rápido que visualizá-los no pacote Office: não só o carregamento é rápido, como é mais prático – afinal, seu navegador fica sempre aberto. Mas não é possível editar os arquivos; e planilhas mais complexas, com muitas abas, o Chrome não conseguiu abrir.

Como alguns arquivos do Office podem esconder malware, o Chrome abre os arquivos em uma sandbox, impedindo acesso a suas informações pessoais, ou ao seu histórico do navegador.

A extensão está em beta, e requer o Chrome Beta (ou dev ou canary), então não fique irritado se algo não funcionar como esperado: a novidade ainda está em testes. Instale a extensão aqui: [Office Viewer via Google Chrome Blog]

Google Chrome Office Viewer (Beta)