O Google+ pode ser legal e tal, mais simples e limpo que o Facebook, mas enquanto ele não tiver um FarmVille para chamar de seu, nada feito para grande parte dos usuários. Mas os reis das buscas anunciaram que começarão a adicionar um punhado de jogos nas próximas semanas, e há nomes interessantes para quem busca viciar um usuário por dias e noites: Angry Birds, Bejeweled e a produtora Zynga estão no pacote.

O anúncio foi feito no blog oficial da empresa e assinado por Vic Gundotra, um dos pais da rede social do Google. Apesar de querer que os usuários se divirtam no playground virtual do Google+, ele faz questão de frisar que os jogos terão a fluência que o Google busca, sem incomodar o usuário — em outras palavras, sem um milhão de avisos do tipo “SEUS AMIGOS ESTÃO JOGANDO, VENHA TAMBÉM” que o Facebook costuma ter de sobra. “Os jogos estarão no Google+ quando você quiser e desaparecerão quando você não quiser”, diz Gundotra.

Entre os jogos anunciados, há opções interessantes: o Angry Birds, que já tinha um versão para Chrome, agora pode ser jogado pela rede social. Bejeweled, outro clássico que prende multidões em smartphones e telas de computador, também está presente. E a Zynga, gigante dos jogos sociais que dominou o Facebook com títulos como FarmVille, também estará na rede social concorrente — de cara, com um jogo de pôquer.

Como é de praxe com novidades do Google, os usuários receberão aos poucos a novidade. Ela surgirá como uma quinta aba ao lado da barra de busca no topo do Google+. Jogos sociais são bem-vindos? Sim, muita gente gosta. Se isso será o suficiente para diminuir o processo de orkutização do Google+? Não tenho certeza. [Blog do Google]