No último ano, o Google já fechou mais de 50 serviços para se focar no que é mais importante. E a limpeza não acabou: o Google anuncia mais três serviços que acabam em breve.

Você talvez conheça o Google Listen, app de podcasts para Android criado no Google Labs. Bem, a empresa vai interromper o suporte ao app: eles dizem que, como há tantos apps de podcast para Android, não havia motivo para manter o Listen.

A partir de 1° de novembro, a busca não vai mais funcionar no app. Você pode exportar suas assinaturas de podcast usando o Google Reader: elas estão guardadas em uma das pastas.

Os outros dois serviços eram voltados para empresas e organizações: o Google Apps for Teams, e o Google Video for Business. Os dois serão migrados para produtos já existentes do Google. (Outras versões do Google Apps continuam a existir.) Além disso, vários blogs oficiais do Google serão fechados, por serem redundantes ou pouco atualizados. O Google mantém mais de 150 blogs oficiais.

Em julho, o Google anunciou o fim de mais cinco produtos, entre eles o iGoogle – que fecha as portas em novembro de 2013 – e o Google Video, enfim migrado para o YouTube. Você vai sentir falta de algum deles? [Official Google Blog via The Verge]