Depois do sucesso do Instagram, muitos se perguntaram se o Google estaria trabalhando num concorrente. Na verdade, o Google criou dois concorrentes: o Pool Party e o Photovine – este último revelado hoje.

Nenhum dos dois tem os filtros hipster do Instagram, mas ambos são redes sociais para compartilhar fotos através do celular. O Pool Party serve para compartilhar fotos em grupo: por exemplo, se você tirou fotos de um show ou festa, em vez de criar um álbum solitário em seu perfil do Facebook, vários amigos seus podem colocar as fotos da festa no mesmo álbum do Pool Party. As fotos aparecem no grupo em tempo real.

Enquanto o Pool Party é voltado a círculos de amigos, o Photovine compartilha suas fotos com todo mundo, reunindo-as através de temas ou “videiras” (vines). A ideia é conhecer pessoas novas, em vez de mostrar fotos para quem você já conhece, reunindo fotos ao redor de temas como “Fim de semana” ou “Amor da Minha Vida”. Como as fotos são “über-públicas”, qualquer um pode vê-las. Isto lembra bastante os grupos e tags do Flickr, mas o Photovine é pensado para o celular, assim como o Pool Party.

O Pool Party tem app para Android e iPhone, mas está em beta fechado e exige convite. O Photovine, por sua vez, ainda será lançado. Os dois serviços são do Google, mas foram criados pela Slide, empresa adquirida pelo Google no ano passado. A Slide lança apps e serviços que às vezes não se alinham com a estratégia social do Google, ou mesmo nem são promovidos pela empresa – caso do Disco, app de chat em grupo – então é possível que o Pool Party e o Photovine não sejam prioridades por lá. Você usa ou usaria estes serviços? [Photovine via The Next Web; Pool Party via TechCrunch via Gizmodo US]