Seguindo o caminho do anúncio do sistema de pagamento móvel do Square, o Google também está planejando um programa de pagamento feito direto pelo smartphone.

De acordo com a Bloomberg, o Google está pronto para anunciar seu sistema de pagamento móvel no dia 26 de maio. Ele permitirá que usuários de Android com contrato da operadora Sprint — e também usuários de Nextel — façam pagamentos usando o NFC (Near Field Communication). Um dos candidatos óbvios: o Nexus S, do próprio Google. O formato permite que usuários paguem por serviços que já contem com um sistema de recebimento equipado com NFC com o simples ato de passar o telefone na base. A parte de backend será feita pela VERIFONE e pela Vivotech, que cuidarão de compeltar os pagamentos. Rumores antigos diziam que a utilização de NFC por parte do Google seria também em parceria com Mastercard e Citigroup.

A proposta é um pouco diferente do serviço anunciado ontem pela Square, que requer que tanto o consumidor quanto o vendedor estejam rodando o app da Square em seus iPhones e (no caso do vendedor) um registrador no iPad. O provável lançamento do Google parece um péssimo sinal para o Square, já que é algo bem mais fácil passar o celular com o NFC e receber o débito (provavelmente) direto na conta de telefone, se comparado à solução de as duas partes rodarem um app específico. E, claro, quanto mais aparelhos com NFC surgem, a adoção de usuários e vendedores será maior. [Bloomberg]