O Google lançou ontem um player de música que funciona nos mais diversos aparelhos e serviços da companhia com apenas um código base. O app Universal Music Player funciona em celulares, tablets, Android Auto, Android Wear e aparelhos Google Cast e foi criado para servir de referência aos demais desenvolvedores.

phone

O app é simples tanto em design quanto em funcionalidades, mas este não é o objetivo do Google. A empresa quer com este lançamento mostrar que é possível criar um app para diversos aparelhos com um único código. “Agora é possível levar os benefícios do seu aplicativo aos usuários independentemente de onde eles estiverem e de qual aparelho eles estão usado”, diz o anúncio no blog do Android.

É uma estratégia parecida com a da Microsoft, que busca unificar seus programas entre PCs, celulares, tablets e até o Xbox One. A ideia é boa, já que portar um app para outra plataforma é quase sempre pior do que criá-lo do zero, mas criar um mesmo código fonte para todos os aparelhos tornaria mais fácil — e rápido — o desenvolvimento de aplicativos, mesmo com as customizações necessárias de cada plataforma.

watch

O app Universal Music Player, entretanto, não está disponível no Google Play. Ele pode ser baixado apenas pelo GitHub, pois desta forma os desenvolvedores terão acesso ao código fonte para adaptá-lo aos seus próprios apps. [VentureBeat via Android Developers Blog]