Este mês, comentários no código-fonte do Android sugeriam que o app da câmera estava prestes a melhorar bastante. Agora o Google confirma que é tudo verdade.

Gina Scigliano, porta-voz do Google, diz à CNET que os desenvolvedores da empresa preparam alguns recursos importantes para a câmera do Android. São eles:

“A HAL (camada de abstração de hardware) e framework mais recentes para a câmera do Android suportam fotografia RAW e em modo contínuo. Vamos publicar uma API para desenvolvedores em uma futura versão para expor mais a funcionalidade HAL.”

Essa API significa que todos os programadores poderão tirar proveito dos novos recursos. São duas novidades principais. O modo contínuo permite tirar várias fotos de uma só vez; atualmente, as fabricantes precisam criar e embutir o burst mode no Android.

E a fotografia RAW oferece acesso aos dados do sensor, não só aos dados processados ​​em JPEG, o que permite edição mais sofisticada de imagem. (O suporte a RAW já está presente no Nokia Lumia 1520, e será levado ao Lumia 1020.)

Claro, o hardware é importante quando se trata de fotografia, mas o software pode fazer uma diferença enorme. Só não fique muito ansioso: o Google diz que as novidades só virão “em uma versão futura” do Android. [CNET]