_Tecnologia

Google quer levar Android para carros com ajuda de Audi, GM, Honda e Hyundai

O Google anunciou uma união de forças com as montadoras Audi, GM, Honda e Hyundai, além da Nvidia, para criar a Open Automotive Alliance (OAA). Em outras palavras, eles planejam levar o Android ao mundo dos automóveis. De acordo com o Google, a nova aliança “mira acelerar a inovação automotiva, com uma abordagem que oferece […]

O Google anunciou uma união de forças com as montadoras Audi, GM, Honda e Hyundai, além da Nvidia, para criar a Open Automotive Alliance (OAA). Em outras palavras, eles planejam levar o Android ao mundo dos automóveis.

De acordo com o Google, a nova aliança “mira acelerar a inovação automotiva, com uma abordagem que oferece abertura, personalização e escala.” Isso ecoa o espírito que move o sistema móvel para smartphones e tablets, só que agora o Google trabalha com quatro das maiores fabricantes automotivas do mundo para conquistar seu computador de bordo. O anúncio confirma rumores que circularam na semana passada, sugerindo que a Audi estava trabalhando com o Google em um projeto envolvendo o Android.

Pelo jeito o Google tem grandes expectativas ao adaptar a sua tecnologia para os carros. Em um post em um blog, Patrick Brady, diretor de engenharia do Android, escreveu:

Não seria excelente se você pudesse levar seus apps e músicas preferidas com você, e usá-los com segurança no seu carro? Junto com nossos parceiros da OAA, estamos trabalhando para permitir novas formas de integração com dispositivos Android, e adaptando o Android para o carro para tornar a direção mais segura, simples, e apreciável por todos. Colocar Android no carro vai levar a motoristas apps e serviços que eles já conhecem e amam, ao mesmo tempo que facilita a montadoras entregar tecnologia de ponta para seus consumidores.

O anúncio faz o projeto parecer interessante. Na realidade, provavelmente ele vai ser bastante fragmentado – como o mercado atual de smartphones – mas vamos com calma antes de julgar qualquer coisa.

Na verdade, ele é forte o bastante, considerando a concorrência já existente. Em junho do ano passado, durante sua conferência para desenvolvedores, a Apple divulgou planos de integrar o iOS ao computador de bordo do carro, e conseguiu apoio da BMW, Mercedez-Benz, GM e Honda no processo.

Agora fica a questão: será que teremos Apple e Google disputando também o nosso carro? De qualquer forma, vai ser bacana ver novas abordagens tecnológicas enquanto dirigimos por aí. [Google]

Sair da versão mobile