Hoje, o Google começou a liberar o pagamento na Play Store com cartão de crédito nacional. Isso ainda não está disponível para todo mundo, e chegará a todos os usuários “nas próximas semanas” – mas você já pode se preparar.

Para cadastrar seu cartão de crédito nacional, a forma mais direta é a seguinte:

  • vá até wallet.google.com;
  • aceite os novos termos de serviço, para que a Google Brasil Pagamentos Ltda. possa receber seu dinheiro;
  • clique em “Formas de Pagamento” e depois no botão “Adicionar um cartão de crédito”;
  • insira os dados do cartão e pronto.

Também é possível fazer isso direto na Play Store: escolha um item pago, clique em Comprar e preencha seus dados no formulário.

Note, no entanto, que talvez você ainda não consiga usar seu cartão de crédito nacional; mas quando isso for disponibilizado, você já estará pronto para gastar.

Então você poderá adquirir apps pagos, comprar livros e alugar filmes, por exemplo. O serviço de streaming do Google Música – hoje restrito a clientes da Samsung – será aberto para todos até dezembro, e também aceitará cartão nacional.

Débito e vale-presente

E se você não tem cartão de crédito, calma: o pagamento via débito virá em breve. Segundo a Folha de S. Paulo, o Google aceitará outros métodos de pagamento no Brasil, começando por cartão de débito. Ainda não há prazo para isso acontecer, no entanto.

play-card_coupons

Os novos termos do Google Wallet também mencionam vale-presente, que permite inserir créditos comprando cartões de recarga em lojas e supermercados. Você então usa esses créditos para adquirir apps, músicas e mais. O Google lançou vales-presente para a Play Store em 2012 nos EUA.

“Os Vales Presente estarão disponíveis unicamente em lojas contratadas pelo Google ou por seus distribuidores autorizados”, dizem os termos de serviço. O Google ainda não anunciou oficialmente a novidade para o Brasil – ou seja, ainda não há prazo para ver este vale-presente nas lojas.

Valores em reais

Há cerca de um ano, o Google deixou de aceitar pagamentos em real na Play Store, porque a compra era feita em servidores americanos, e os maiores bancos brasileiros – Itaú, Bradesco e Santander – não aceitam mais pagamentos em real feitos no exterior.

Sim, a loja exibe valores em real, mas seu cartão de crédito é sempre cobrado em outra moeda (dólares, euros etc.):

play store preco reais

Isso deve mudar a partir de hoje: mesmo que você use cartão de crédito internacional, o valor será pago em reais, protegendo você de flutuações cambiais e do IOF.

A Amazon Brasil sempre aceitou cartão de crédito nacional e, desde novembro de 2013, permite usá-lo para comprar apps Android em sua Appstore. Felizmente, o Google enfim oferece o mesmo. [Folha via Tecnoblog]