O Google revelou uma nova função do Android Market chamada Bouncer, que analisa os apps disponíveis para ver se eles têm malware, sem incomodar os desenvolvedores nem interferir na experiência do usuário. O Google já removia apps maliciosos do Market – e até mesmo do seu aparelho – quando alertado, mas finalmente o malware é atacado antes de virar problema.

O Bouncer funciona em vários níveis. À medida que chegam novos apps, eles são analisados para ver se carregam malware, como spyware e trojans. O Bouncer também compara como um app funciona vs. como ele deveria funcionar, e como ele se compara a apps semelhantes que causaram problemas no passado. E, finalmente, ele analisa novas contas de desenvolvedores para ver se são apenas contas de malware que foram eliminadas e estão voltando (o Google não explicou exatamente como isto funciona).

O Bouncer parece um grande passo para resolver o problema do malware no Market. Segundo o Google, ele já está em operação “há algum tempo”, e a atividade de malware despencou em 40% do primeiro para o segundo semestre de 2011. Ou seja, o Google sabe que o Market sofre de malware e o problema ainda existe – mas está sendo combatido antes mesmo de alguém relatar o app malicioso. Isso é ótimo. [Google]