O Google recebeu uma multa de 145 mil euros por violação de leis de proteção de dados na Alemanha após os carros do Street View coletarem informações de redes Wi-Fi sem autorização.

Os carros do Google coletaram dados, conteúdos de e-mails, senhas, fotos e mais coisas entre 2008 e 2010 no que foi considerado uma das “maiores violação das leis de proteção de dados” da história da Alemanha, com os “mecanismos internos de controle do Google falhando severamente”, segundo o Johannes Caspar, chefe do escritório de proteção de dados de Hamburgo.

Em sua defesa, o Google disse que não sabia que os dados estavam sendo coletados, e que jamais acessou os dados obtidos ilegalmente. A empresa recebeu uma ordem para apagar todas essas informações imediatamente.

A multa não é muito alta – os cerca de US$ 189 mil representam menos de 0,005% do lucro que o Google teve no último trimestre. Segundo Caspar, a ideia era aplicar uma multa maior, mas a legislação alemã limita a 150 mil euros em casos de violação de dados acidental. [Bloomberg via The Verge]