_Google

Google coloca sensores em carros do Street View para mapear a poluição do ar

O Google toca um projeto chamado Earth Solidário, cuja iniciativa mais recente é medir a poluição do ar usando os carros do Street View.

O Google toca um projeto chamado Earth Solidário que oferece recursos para organizações sem fins lucrativos. A iniciativa mais recente deles é medir a poluição do ar usando os carros do Street View.

Segundo o TechCrunch, isso vem sendo feito há um ano e meio: alguns veículos receberam sensores da startup Aclima para mensurar a qualidade do ar em áreas urbanas.

O objetivo é oferecer esses dados a cidadãos e governos locais para que eles possam combater a poluição. Por exemplo, se um cruzamento sempre ficar cheio de fumaça, seria possível colocar árvores no local, ou alterar o funcionamento dos semáforos.

Davida Herzl, fundadora da Aclima, diz ao TechCrunch: “nós sabemos que as árvores absorvem a poluição, especificamente o NO2. Se pudermos saber onde estão os pontos de poluição, saberemos onde colocar espaços verdes”.

Inicialmente, três carros do Street View recolheram 150 milhões de pontos de dados sobre qualidade do ar durante um mês na cidade americana de Denver, Colorado. Eles mediram a presença de ozônio, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono, carbono preto, entre outros. A NPR explica:

Os sensores, ou “mini-laboratórios móveis”, como Herzl os chama, ficam na parte de trás dos carros do Google Street View, e as amostras de ar chegam a esses sensores através de um buraco em uma das janelas do carro, passando por uma série de tubos “que se parecem com canudos grandes”. Os carros também têm pequenos anemômetros do lado de fora, que podem acompanhar a temperatura e o fluxo do vento, entre outras medições meteorológicas. “É como se tivéssemos dado um nariz para os carros”, diz Herzl.

Agora, o Google vai comprar mais sensores externos da Aclima para equipar carros do Street View que cruzarão San Francisco e outras cidades dos EUA ainda este ano.

A Aclima projeta e constrói seus próprios sensores, envia os dados coletados para a nuvem em tempo real e os analisa, produzindo análises e visualizações.

A empresa Aclima existe há anos, mas sua existência só foi revelada em junho. Ela vem estudando a qualidade do ar interno em 21 edifícios do Google ao redor do mundo, o que pode aumentar a produtividade.

Por exemplo, ao monitorar salas de conferências ao longo do dia, o Google pode determinar se os níveis de CO2 subiram a ponto de prejudicar o desempenho dos funcionários – isso pode fazer você se sentir sufocado em uma reunião.

[TechCrunch; NPR via Engadget]

Sair da versão mobile