O Google faz de tudo para acelerar a velocidade da web como um todo: fornece um DNS público e mais rápido, cria um novo protocolo SPDY para acelerar o HTTP, recomenda alterações específicas em sites para deixá-los mais rápidos… Agora, os sites podem ficar ainda mais rápidos usando os servidores do Google. Como isso funciona?

O serviço pega seu website e o reescreve aplicando otimizações de velocidade. Depois, o Google usa os próprios servidores para fornecer acesso ao site. Eles explicam:

Para usar o serviço, você precisa se cadastrar e apontar o DNS do seu site para o Google. O Page Speed Service obtém o conteúdo dos seus servidores, reescreve suas páginas aplicando boas práticas de performance na web, e as serve para usuários finais através dos servidores do Google espalhados pelo mundo. Seus usuários continuam a acessar seu site da mesma forma que antes, e com tempo de carregamento mais rápido.

O Page Speed Service diz aumentar em até 60% a velocidade de carregamento das páginas. Por enquanto, o serviço é limitado e gratuito; no futuro, ele será pago, com “preços competitivos”. Teste seu site no link a seguir, e como ele leva uns dez minutos para terminar, aproveite para tomar um cafezinho. [Page Speed Service via Google Code Blog via Tecnoblog]