Olha, às vezes a busca do Google tenta ajudar até demais. Eu prefiro que as engines de busca não tentem achar que sabem mais do que eu, por isso eu sempre coloco aspas nos meus termos de busca – assim eu os forço a procurar exatamente o que eu digito. Mas agora, o Google Verbatim faz isso para mim automaticamente, sem as aspas.

Ao ativar o modo Verbatim (palavra por palavra), o Google busca apenas pelas palavras e expressões exatas que você digitou. Ele não sugere alternativas de ortografia, nem personaliza sua busca usando sinônimos, nem usa palavras similares com a mesma raiz (Gizmo e Gizmodo, por exemplo) – é um pouco mais forte que colocar seus termos entre aspas. O Verbatim pode ser ativado clicando em “More search tools” na lista à esquerda, e escolher “Verbatim”. A função está disponível por enquanto só no Google.com.

Antes, você conseguia isto usando o sinal de + antes de cada termo. No entanto, isto foi removido para se tornar uma função do Google+: por exemplo, buscar +Angry Birds leva você à página do Angry Birds no Google+. Para retomar a função perdida, foi criado o Verbatim. [Official Google Search Blog via Maximum PC]