Um bom jeito de lembrar o que foi importante no último ano é dar um olhada no Google Zeitgeist, o relatório anual da gigante das buscas com os termos mais procurados por seus usuários. E a edição de 2013 já está disponível.

E o que os brasileiros mais procuraram no Google? Entretenimento, informação, empresas com ofertas incríveis que só pode ser algum golpe (e normalmente é). Eis a lista dos dez termos gerais mais buscados no ano:

A edição deste ano do Big Brother Brasil foi a mais buscada, e ainda temos duas novelas (Salve Jorge e Amor à Vida) e um outro reality show (A Fazenda). Mas não foi só isso: os brasileiros foram atrás de informações relacionadas à educação (ENEM e Pronatec) e questões políticas (a PEC 37, que muita gente era contra mas não sabia exatamente o motivo, e no fim não foi aprovada). Também temos a ilustre presença do funkeiro MC Daleste, assassinado durante um show em julho. E também temos BBom e Telexfree (esta em segundo lugar!), duas empresas investigadas por supostamente operarem como um esquema de pirâmide financeira. Bastante variedade, não?

O Google liberou uma grande quantidade de rankings, e um que merece destaque é o dos momentos do ano. 2013 foi um ano bastante agitado – tivemos um incêndio em uma boate que deixou mais de 240 mortos, uma eleição para o novo Papa, a visita do Papa ao Brasil, e uma série de manifestações que tomaram as ruas brasileiras especialmente durante o mês de junho. Mas nenhum desses foi o momento mais procurado do ano – o Rock in Rio 2013 ficou com esse prêmio, seguido pelo Carnaval 2013.

Entre outros assuntos, temos alguns casos bem intrigantes. Um dos termos mais buscados foi “Como Chegar” (sim, apenas isso), e muitos brasileiros perguntaram ao Google uma forma de ganhar dinheiro. Também nos interessamos em aprender a fazer arroz, brigadeiro, cupcake e sexo (exatamente nessa ordem). O jogo de smartphones POU foi o mais buscado pela galera dos games, seguido por MiniMundos e GTA 5. Também fomos atrás de conhecimento ao perguntar o que é folclore, hardware, substantivo e comunicação. Definitivamente usamos o Google para qualquer coisa.

Você pode conferir todas os outros rankings do ano aqui. No topo do post, colocamos um vídeo-resumo preparado pelo Google para tentar ilustrar o que foi 2013 para o mundo. [Google]