_Tecnologia

Nova técnica faz GPS ter precisão de localização de uma polegada

Um algoritmo criado por uma equipe da Universidade da Califórnia faz cálculos que aumentam muito a exatidão da localização de aparelhos GPS.

GPS é uma tecnologia maravilhosa e que está por toda parte, mas ela nem sempre é precisa o suficiente para as demandas modernas. Agora, uma equipe de pesquisadores diz que consegue fazer com que um dispositivo tenha a precisão de localização de uma polegada (2,54 cm).

Aparelhos GPS convencionais registram sua localização e velocidade ao medir o tempo que ele leva para receber sinais de quatro ou mais satélites, que foram enviados ao espaço por militares. Sozinho, ele só consegue informar onde você está dentro de um área de 9 metros. Recentemente, com uma técnica chamada DGPS (Differential GPS), foi possível aumentar a resolução do sinal ao adicionar referências baseadas na Terra — isso faz com que a precisão seja de 1 metro.

Agora, uma equipe da Universidade da Califórnia, em Riverside, desenvolveu uma técnica que potencializa os dados do GPS com um sensor de inércia acoplado ao dispositivo. Na verdade, já tentaram isso antes, mas no passado isso requeria o uso de grandes computadores para combinar dois fluxo de dados distintos, o que impossibilitava o uso da técnica em aparelhos para carros ou smartphones. Para contornar o problema, membros da equipe criaram um conjunto de novos algoritmos que reduzem a complexidade dos cálculos em várias ordens de magnitude.

Como resultado, isso permite que o GPS de um dispositivo móvel calcule a posição de algo com precisão de uma polegada. A pesquisa foi publicada pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) na seção Tecnologia de Sistemas de Controle.

Os pesquisadores esperam que a tecnologia possa ser usada em aplicações em que a precisão da localização seja importante. Um possível uso são os carros autônomos, onde a exatidão das posições é crucial. A boa notícia é que o sistema pode também ser incluído em um smartphone.

[IEEE Transactions em Tecnologia de Sistemas de Controle via PhysOrg]

Imagem do topo por Aaron Parecki sob licença Creative Commons

Sair da versão mobile