_Microsoft

Outlook.com terá suporte ao Gtalk “nas próximas semanas”

A Microsoft está empenhada em sua jornada para tornar o Outlook.com interessante e limpar a imagem de webmail lento, atrasado e cheio de spam que o Hotmail deixou. De um ano pra cá vimos uma interface nova (e bem legal) chegar, integração com redes sociais e serviços de bate-papo e outras melhorias pontuais. Era de se […]

GTalk no Outlook.com

A Microsoft está empenhada em sua jornada para tornar o Outlook.com interessante e limpar a imagem de webmail lento, atrasado e cheio de spam que o Hotmail deixou. De um ano pra cá vimos uma interface nova (e bem legal) chegar, integração com redes sociais e serviços de bate-papo e outras melhorias pontuais. Era de se esperar que elas continuassem aparecendo, mas acho que ninguém esperava a integração com o Gtalk, como revelado hoje.

Agora, além de permitir conversar com amigos do Facebook e Skype (englobando nesse último os órfãos do MSN/Windows Live Messenger), o Outlook.com passa a suportar o Gtalk, bate-papo do Google, dono do maior rival da Microsoft nesse segmento, o Gmail. A Microsoft aproveitou a fundação e as APIs do Gtalk, baseado no protocolo aberto XMPP, para trazer os contatos do Gmail para o seu próprio serviço.

Além de funcionar no Outlook.com, o bate-papo se estende ao gerenciador de contatos online e ao SkyDrive — e, desse, à edição de documentos do Office Web Apps. Isso significa que usuários poderão conversar com contatos do Gmail em tempo real enquanto editam algum documento, outro recurso que faz muito sucesso no Google Drive.

A Microsoft avisa de antemão que existem alguns problemas no bate-papo quando o usuário passa do Outlook.com para o SkyDrive, mas que eles serão sanados tão logo o recurso esteja totalmente disponível. A empresa também diz que a novidade já está sendo distribuída e deve chegar a todos os usuários, inclusive brasileiros, nos próximos dias. O objetivo, declarado no post de anúncio da integração com o Gtalk, é fazer mais usuários do Gmail migrarem para o Outlook.com. Esse recurso é suficiente para você fazer a troca? [Outlook Blog]

Sair da versão mobile